Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

​GRUPO DE RISCO

MPT obtém liminar e Hospital Júlio Müller deve afastar servidores idosos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

MPT obtém liminar e Hospital Júlio Müller deve afastar servidores idosos
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) obteve ontem liminar em face da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso para determinar o afastamento de todos os profissionais de saúde com 60 anos ou mais que atuam no Hospital Universitário Júlio Müller. O HUJM tem prazo de 48 horas para apresentar cronograma detalhando o afastamento dos trabalhadores de suas atividades regulares.

Leia mais:
Juíza condena dois a mais de 20 anos de prisão e absolve um após latrocínio contra professor da UFMT

O hospital também deve promover a substituição dos profissionais idosos, que possuam ou não alguma comorbidade, por outros servidores, de forma gradativa, no prazo de 10 dias. O não cumprimento da decisão acarretará multa no valor de R$ 5 mil.
 
A procuradora do MPT Tathiane Menezes do Nascimento, que conduz a ação, explica que a autorização do trabalho remoto dos profissionais com 60 anos ou mais na unidade do Hospital Universitário Júlio Müller "é de suma importância para a preservação da saúde destes trabalhadores, mais ainda considerando-se a notícia de que oito médicos e/ou enfermeiros foram diagnosticados com Covid-19, demonstrando a total ausência de estrutura de proteção pelo HUJM, seja pela ausência de EPIs adequados, seja pela ausência de materialidade do Fluxo de Atendimento e do Plano de Contingenciamento apresentados pelo Hospital".
 
De acordo com a investigação conduzida pelo MPT e as informações prestadas pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, em Cuiabá existe apenas um prédio onde ocorrem os atendimentos do HUJM, ou seja, os médicos e profissionais da saúde, mesmo realocados em virtude de suas condições de vulnerabilidade ou por suspeita de contágio, continuam utilizando o mesmo ambiente, expostos ao risco de se contaminarem e contaminarem os demais profissionais e pacientes que ali transitam.
 
O MPT constatou a procedência das denúncias e, diante da urgência que requer o caso, bem como da tentativa dos profissionais do hospital e do próprio sindicato em resolverem a situação administrativamente, não teve alternativa a não ser o ajuizamento da ação civil pública.
 
Na decisão, foi determinado ainda que o Hospital Júlio Müller forneça, sob pena de multa, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e em quantidade suficiente para a proteção contra a Covid-19 aos profissionais que lá trabalham, conforme as funções que exercerem, tais como: máscaras cirúrgicas, protetores oculares ou protetores de face, luvas, jalecos e máscaras N95/PFF2 (ou outras máscaras com eficácia semelhante).
 
Também deverá ser fiscalizado o uso da máscara cirúrgica por todos os profissionais que tenham contato com pacientes sintomáticos respiratórios (distância inferior a 2m) e o fornecimento de água e sabonete líquido ou preparação alcoólica, para higienização das mãos, antes e após a utilização das máscaras. 

Entre outras medidas, o HUJM deverá garantir que as informações sobre higienização, uso e descarte dos materiais de proteção e outros materiais potencialmente contaminados estejam disponíveis e que os profissionais sejam devidamente treinados.
 
Na decisão, a juíza do Trabalho Mara Aparecida de Oliveira Oribe, titular da 8ª Vara do Trabalho de Cuiabá, mencionou tratar-se de dever do poder público, e um dos pressupostos para a manutenção do enfrentamento da doença, a garantia da saúde dos profissionais que se encontram na linha de frente. 

Ela também disse que a conjuntura atual demonstra a existência patente de periculum in mora, já que notícias de fornecimento insuficiente de EPI's aos profissionais de saúde estão amplamente presentes na mídia nacional, e os prejuízos advindos à coletividade e mesmo aos particulares poderão ser irreparáveis, resultando na perda de vidas humanas.
 
"Seu dever profissional impõe que estejam atuando, mesmo quando todo o resto da população se protege em casa, mas não há dignidade quando são obrigados a se expor, sem proteção, ao mal que tentam combater", ressaltou.
 
Na sequência, pontuou que não ignora a necessidade de manutenção do quadro de pessoal para atendimento na área de saúde, mas que isso não poderá ser alcançado colocando-se em risco a saúde e a vida do idoso. Por isso, competirá às entidades, juntamente com as autoridades públicas, em todas as esferas, compor o quadro de profissionais da saúde para fazer o atendimento, preservando aqueles que estão diante de alto risco, como os idosos.
 
"(...) num quadro de pandemia espalhada mundialmente, e com riscos de contaminação para a população, no qual as autoridades públicas recomendam que o idoso permaneça em casa, não pode excetuar os profissionais de saúde que se enquadrem neste elemento objetivo, ou seja, integrantes da categoria de idosos", concluiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet