Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

​AGRAVO REGIMENTAL

STF nega recurso e Câmara de Cuiabá terá que reduzir VI para 60% do valor do salário

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

STF nega recurso e Câmara de Cuiabá terá que reduzir VI para 60% do valor do salário
O Supremo Tribunal Federal (STF) desproveu um agravo regimental interposto pela Câmara Municipal de Cuiabá, e a verba indenizatória dos vereadores para 60% do valor do salário. No ano passado o STF já havia mantido entendimento contrário à lei que previa aumento na verba indenizatória de R$ 18,9 mil para R$ 25 mil.

Leia mais:
Presidente da Câmara diz que irá recorrer de decisão por aumento de verba indenizatória

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso havia julgado inconstitucional a lei que previa o aumento, ao constatar que a verba indenizatória devida aos vereadores de Cuiabá aumentou mais de 1.118%.

Em decisão de junho de 2019 o ministro Edson Fachin ressaltou o aumento descontrolado da verba, que foi majorado em mais de 1.000%, e por entender que houve violação clara dos princípios constitucionais da moralidade e da razoabilidade, negou um recurso da Câmara. Novamente os vereadores recorreram e a matéria foi julgada por colegiado.

O julgamento do recurso de agravo regimental interposto pela Câmara de Cuiabá terminou na última sexta-feira (24). O relator, ministro Edson Fachin, desproveu recurso e foi acompanhado por unanimidade pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet