Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

​SEGURANÇA

MP se manifesta pela interdição de Cadeia Pública após 44 presos contraírem Covid-19

Foto: Reprodução

MP se manifesta pela interdição de Cadeia Pública após 44 presos contraírem Covid-19
O promotor Daniel Balan Zappia, da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Diamantino (a 183 km de Cuiabá), se manifestou favorável à interdição da Cadeia Pública de Diamantino, após a confirmação de 44 detentos infectados por Covid-19. O processo tramita na Vara Criminal do município.

Leia mais:
Juíza desbloqueia conta de ex-deputado acusado por indicar fantasma na AL e exigir 'rachadinha'

O processo trata da interdição da Cadeia Pública de Diamantino e a medida de isolamento dos presos diagnosticados com Covid-19. Desde a confirmação dos primeiros casos a situação já se agravou, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Diamantino relatou o caso de 44 reeducandos que testaram positivo para a doença, mediante teste rápido.

Um relatório médico, porém, apontou que nenhum dos reeducandos avaliados encontra-se com quadro clínico crítico, sendo indicado o tratamento e acompanhamento ambulatorial. Apesar disso o MP reconheceu a possibilidade de contaminação de outros detentos pelas falhas da administração.

"Chamou a atenção o fato de que os dois reeducandos para os quais há diagnóstico seguro (RT-PCR), estão detidos na cela 01, com mais outros oito presos. Em suma, os protocolos de segurança não se revelaram adequados – implementados sob o influxo da inclusa Notificação Recomendatória - ou não foram devidamente observados pelos policiais penais da Cadeia Pública de Diamantino".

Foi solicitado à direção da Cadeia Pública a segregação dos reeducandos diagnosticados com Covid-19, mediante remanejo de celas. O MP afirmou que implantará medidas emergenciais para a segurança dos presos, iniciando pela solicitação de prisão domiciliar dos que fazem parte do grupo de risco. Ele então se manifestou pela interdição da Cadeia Pública.

"Em todo caso, trata-se de uma providência hercúlea, em razão da superlotação da unidade e a carência de efetivo, o que não foge à regra das demais unidades prisionais do Estado de Mato Grosso".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet