Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

​APELAÇÃO

Recursos de militares contra sentença da Grampolândia são distribuídos a desembargador

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Recursos de militares contra sentença da Grampolândia são distribuídos a desembargador
Os recursos de apelação interpostos pelas defesas do cabo PM Gerson Correa Junior e coronel PM Zaqueu Barbosa, contra a sentença do julgamento da "Grampolândia Pantaneira" na Justiça Militar, foram distribuídos ao gabinete do desembargador Gilberto Giraldelli, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Gerson busca absolvição e Zaqueu busca perdão judicial.

Leia mais:
MPE entra com recurso contra sentença que absolveu coronel da Polícia Militar

De acordo com a assessoria do TJMT os recursos foram distribuídos ao desembargador Gilberto Giraldelli, relator, mas ainda não foi proferida decisão. Gerson e Zaqueu buscam a reforma da sentença. O Ministério Público também não concordou com a sentença e recorreu.

O cabo Gerson foi beneficiado com perdão judicial após reconhecimento de delação premiada unilateral. Ele, no entanto, busca sua absolvição. A defesa considera importante a absolvição, ou seja, o reconhecimento de que não houve crime.

Zaqueu foi o único dos militares denunciados que foi condenado, sendo sentenciado a oito anos de reclusão em regime semiaberto. Através de seu recurso ele pretende conseguir o perdão judicial.

O coronéis Evandro Alexandre Ferraz Lesco e Ronelson Jorge de Barros, e o tenente-coronel Januário Antônio Batista, também alvos da ação, foram absolvidos. 
 
O esquema

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas.
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”, dentre médicos, empresários e funcionários públicos.

Durante o julgamento os militares apontaram como "chefes" do esquema o ex-governador Pedro Taques e seu primo Paulo Taques. O ex-governador, no entanto, nega as acusações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet