Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

​GRUPO DE RISCO

Defensoria Pública e OAB pedem transferência de presos da PCE para nova penitenciária de VG

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom MT

Defensoria Pública e OAB pedem transferência de presos da PCE para nova penitenciária de VG
A Defensoria Pública de Mato Grosso e a Ordem dos Advogados do Brasil/MT protocolaram pedido de transferência de 103 presos do grupo de risco, detidos na Penitenciária Central do Estado (PCE), para a Penitenciária Estadual Complexo Ahmenon Dantas, em Várzea Grande. A medida foi solicitada ao juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Geraldo Fidelis Neto, num pedido de providências feito pelo próprio juiz ao Estado.

Leia mais:
Juiz determina que servidores e presos da PCE sejam testados imediatamente

Em caso de descumprimento, os defensores e a OAB pedem que seja aplicada multa diária. A solicitação é assinada pelos três defensores públicos que atuam no Núcleo de Execução Penal de Cuiabá (NEP), coordenado por André Rossignolo e por integrantes da OAB, um deles, o presidente Leonardo Campos. Eles lembram no documento que no grupo de risco estão presos com aids, tuberculose, diabetes, pneumonia e outras doenças graves, que os colocam em risco de perder a vida, no caso de contágio da Covid-19.

“Nossa preocupação é que, diante da informação da existência de 600 casos suspeitos de Covid-19 na PCE, essas pessoas venham a ser contaminadas. Elas são do grupo de risco e já têm a saúde fragilizada. Nossa intenção é que elas fiquem isoladas na penitenciária de Várzea Grande e assim, tenham a vida preservada. Antes de serem transferidos, é importante que todos sejam testados”, disse Rossignolo.

O defensor lembra que diante do atual estado de colapso do sistema público de saúde, informado por gestores dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o tratamento para os presos deverá ser feito por equipe médica do próprio sistema prisional, dentro das unidades. 

Em decisão dada por Fidelis, diante dos pedidos da Defensoria Pública, já havia sido determinado que estrutura médica, atendimento e medicamentos sejam garantidos aos presos e que servidores do sistema atuem com equipamentos de proteção individual (EPIs). Todos os agentes prisionais e policiais devem ser testados a cada 30 dias e os positivados, colocados em quarentena e os presos, isolados.

Assinam o pedido de transferência, além de Rossignolo, os defensores públicos Márcio Bruno Lima, José Carlos Evangelista Santos e também o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MT, Flávio Ferreira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet