Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ambiental

TI Kayabi

MPF denuncia 5 pessoas por extração de madeira ilegal em terra indígena

Foto: Ilustração/Cotrionline

MPF denuncia 5 pessoas por extração de madeira ilegal em terra indígena
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra cinco pessoas por exploração ilegal em terra indígena do povo Kayabi, em Apiacás. A denúncia, do último dia 28, foi baseada em fiscalizações da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os acusados foram flagrados fazendo uso de motosserras em florestas sem a devida autorização. Eles também foram denunciados por porte ilegal de armas e furto.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, o crime foi descoberto em 5 de junho do ano passado, num flagrante realizado por agentes da PF na Terra Indígena (TI) Kayabi. Uma posterior fiscalização do Ibama confirmou os fatos no mesmo mês.

Os agentes encontraram 107 toras de madeira de diversas espécies. Elas eram retiradas com uso de dois tratores, uma motosserra (de propriedade do tratorista Miguel Andrecovicz) e dois caminhões (pertencentes ao auxiliar de serviços gerais Claudino Basso e Neri da Silva). No acampamento mantido pelos extratores também foi encontrada uma espingarda de calibre 38.

Segundo o MPF, Basso e Manoel Alceu Rodrigues faziam a derrubada das árvores com a motosserra. Outro auxiliar de serviços gerais, Ardinei Basso, arrastava e arrumava as torras em clareiras junto a Andrecovicz. Depois, as toras eram levadas por Neri da Silva para serem vendidas em cidades próximas à área de extração.

A TI Kayabi vem sendo alvo de exploração predatória da floresta e posseiros já se dizem proprietários de glebas dentro da reserva, reportou o MPF.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet