Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

vaga da OAB

Leonardo Campos pretende manter com conselheiros poder para definir lista sêxtupla ao TJMT

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Leonardo Campos pretende manter com conselheiros poder para definir lista sêxtupla ao TJMT
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, não pretende abrir para todos os membros a votação de formação da lista sêxtupla da vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. 

Leia também 
Promotor acusado de vazar grampo é mantido como parte em ação movida por desembargador

 
A informação foi confirmada por Leonardo ao Olhar Jurídico nesta segunda-feira (17).  O presidente deseja manter a escolha dos nomes dos advogados como prerrogativa do Conselho da Ordem em Mato Grosso.
 
Leonardo, porém, afirmou que discutirá com o Conselho um requerimento para que seja implantado sistema direto de votação na formação da lista sêxtupla. A discussão ocorrerá após publicação de edital do Tribunal de Justiça (TJMT).
 
Conforme noticiado pelo Olhar Jurídico, grupo formado por quatro advogados residentes em Cáceres protocolou requerimento para que seja implantado sistema direto de votação. Segundo manifestação, há uma “falha democrática” na atual metodologia.
 
A escolha
 
Depois da escolha dos seis nomes, a lista sêxtupla da OAB é encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, onde o Pleno da corte de Justiça escolhe três nomes entre os seis.
 
Como na OAB, a escolha da lista tríplice do TJMT é feita em sessão pública. Em seguida, a lista tríplice é enviada para o governador do Estado, que escolhe, entre os três nomes, o desembargador do quinto constitucional. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet