Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Criminal

fruto de delação

Silval, ex-chefe de gabinete e mais 10 ex-deputados viram réus por suposto ‘mensalinho’

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Silval, ex-chefe de gabinete e mais 10 ex-deputados viram réus por suposto ‘mensalinho’
A Justiça Federal acolheu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réus o ex-governador Silval Barbosa, seu ex-chefe de gabinete Silvio Cézar Corrêa Araújo e dez ex-deputados estaduais pelo caso do suposto ‘mensalinho’ que teria funcionado durante a gestão Barbosa. O esquema veio à tona após a delação de Silval ser homologada em agosto de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também:
Veja lista de tudo o que já foi noticiado sobre a delação de Silval Barbosa
 
Os dez ex-deputados foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e associação criminosa. Já o ex-governador e o ex-chefe de gabinete foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa.
 
Foram denunciados e tornados réus: José Joaquim de Sousa Filho (Baiano Filho), Luiz Marinho de Souza, Emanuel Pinheiro, Luciane Borba Azoia Bezerra, Alexandre Luis Cesar, Gilmar Donizete Fabris, Carlos Antônio de Azambuja, Ezequiel Angelo Fonseca, José Domingos Fraga Filho e Airton Rondina Luiz (Airton Português).
 
Segundo a denúncia, em contexto de grande circulação de recurso público, “um grupo de deputados do Legislativo Mato-Grossense arquitetou um esquema de recebimento de propina em troca de “apoio” ao Poder Executivo nos projetos de lei de seu interesse, bem como colaborar na aprovação das contas do Governo, uma prática que seria cotidiana no relacionamento entre os Poderes. Tal prática, conhecida como “Mensalinho”, adotado desde tempos remotos na ALMT, teria permanecido até o final do ano 2014. O ajuste de tais valores era intermediado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e repassados em espécie aos Deputados Estaduais integrantes do esquema”.
 
O esquema aconteceu em meio ao advento da Copa do Mundo de 2014, com a execução de inúmeras obras, como construções de viadutos, do VLT, da Arena Pantanal, reforma do Aeroporto Marechal Rondon, dentre outros. Ainda segundo o MPF e a delação de Silval, os deputados que participaram do “mensalinho” receberam o valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), divididos em 12 (doze) parcelas mensais de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
 
Inicialmente, o dinheiro oriundo das empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo Estado foi entregue para Silval, ora diretamente pelos empresários, ora por intermédio de Pedro Nadaf. Depois, os valores arrecadados por Valdisio Viriato junto às construtoras passaram a ser repassados diretamente para o ex-chefe de gabinete Silvio Cezar, e o ex-governador também lhe entregava os valores que seriam passados ao grupo de deputados estaduais.
 
O inquérito policial foi relatado na data de 27 de agosto de 2020. O Ministério Público Federal (MPF), ao oferecer a denúncia, requereu o levantamento do sigilo desta. Como o pedido foi acolhido pela Justiça Federal, os denunciados tornaram-se réus da ação.

Outro lado

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se manifestou por meio de nota:

Sobre as notícias veiculadas na mídia nesta manhã de sábado, 12/09/2020, informo que tomei conhecimento apenas pela imprensa do eventual recebimento da denúncia por parte do juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, portanto, até o presente momento não fui formalmente intimado do teor de tal decisão.

Como já dito em outras oportunidades, caso realmente esta denúncia tenha sido recebida, reitero que o processo servirá para trazer a realidade dos fatos a tona e provar a minha inocência.

No momento minha prioridade é o povo cuiabano e fazer frente as minhas responsabilidades com a capital mato-grossense.

Tenho muita fé na justiça e esperança no futuro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet