Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

chapada dos guimarães

TSE nega recurso a Gilberto Mello e Neves deve assumir Prefeitura

Foto: Reprodução

TSE nega recurso a Gilberto Mello e Neves deve assumir Prefeitura
A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta terça-feira (13) seguimento a recurso especial em que Gilberto Schwarz de Mello (PR), candidato a prefeito que obteve o maior número de votos na última eleição em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), questionava o indeferimento de sua candidatura. Ele foi barrado com base na lei da Ficha Limpa.

Autores do pedido de impugnação, o Ministério Público Eleitoral e uma coligação adversária apontaram que contas referentes à gestão da prefeitura de Chapada foram rejeitadas por tribunais de contas e pela câmara de vereadores em decorrência de "irregularidades insanáveis” (supostamente cometidas por Mello).

A Justiça eleitoral também considerou que as contas referentes à campanha de 2008, quando Mello disputou a prefeitura de Chapada, também foram desaprovadas (pela própria Justiça eleitoral).

Com a decisão proferida por Nancy (relatora do recurso), o segundo colocado na disputa pela prefeitura de Chapada neste ano, José Neves (PSDB), deve assumir a administração municipal. Considerando que se trata de uma decisão monocrática, cabe recurso.

O recurso analisado tramita no TSE desde o dia 6 de outubro -- a eleição foi realizada no dia 7. Mello já foi prefeito da cidade de 2005 a 2008 -- tentou a reeleição mas não obteve êxito. Em outubro último, o tucano obteve 2.848 votos e o candidato do PR, 2.891. Se  o ex-prefeito tivesse conseguido mais de 50% dos votos válidos, novas eleições seriam realizadas.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet