Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

FALHAS NÃO SANADAS

Juíza indefere registro de candidatura de Toninho de Souza e Renivaldo Nascimento

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Juíza indefere registro de candidatura de Toninho de Souza e Renivaldo Nascimento
A juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, da 39ª Zona Eleitoral, indeferiu o pedido de registro de candidatura dos vereadores Toninho de Souza e Renivaldo Nascimento, ambos do PSDB, por constatar falhas não sanadas. As decisões foram proferidas neste domingo (25) e os parlamentaras já entraram com recurso.
 
Leia mais:
TJ envia ao STJ recursos contra suspensão de RJ por falta de período mínimo de inscrição em junta comercial
 
No pedido de Antonio Ferreira de Souza, mais conhecido como Toninho de Souza, a magistrada disse que o cartório eleitoral informou a ausência de quitação, em virtude da existência de multa eleitoral ativa no histórico do candidato. Toninho teria sido intimado, mas deixou transcorrer o prazo sem manifestação.
 
“Considerando a falha detectada pelo cartório, máxime a natureza da multa constante do cadastro eleitoral do candidato, tenho que o presente pedido não merece prosperar, eis que faz com que o requerente não esteja no pleno exercício dos seus direitos políticos”, disse.
 
Já no caso de Renivaldo Nascimento a juíza citou que o cartório informou estarem ausentes a declaração de bens e Certidão da Justiça Federal de 1º grau, do domicílio do candidato, nos moldes da norma de regência. Renivaldo também teria deixado transcorrer o prazo sem manifestação.
 
“Considerando as falhas detectadas e não sanadas pelo candidato, tenho que o presente pedido não se encontra em conformidade com o disposto no art.27, I e III, "a" da Resolução TSE nº 23.609/2019”.
 
Os pedidos de candidatura dos vereadores, que concorrem à reeleição, foram então indeferidos. Ambos já apresentaram embargos de declaração, nesta segunda-feira (26), contra as decisões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet