Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

pedido ao juízo

MPE tenta obrigar compartilhamento de inquéritos da Grampolândia e alerta para busca e apreensão

Foto: Reprodução

Ana Cristina Feldner

Ana Cristina Feldner

O promotor de Justiça Reinaldo Rodrigues, membro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), requereu que a Sétima Vara Criminal de Cuiabá determine o envio, no prazo de 10, de três inquéritos ligados aos fatos conhecidos como Grampolândia Pantaneira. Atualmente os autos estão na Polícia Civil, com a delegada Ana Cristina Feldner.

Leia também 
Pivô de suposta fraude em ofício da grampolândia volta ao cargo após PAD recomendar demissão

 
O pedido foi feito “tendo em vista que há 02 (dois) anos as investigações estão equidistantes do órgão ministerial”. Um dos inquéritos envolve as interceptações clandestinas propriamente ditas, fatos supostamente ocorridos na Casa Militar.
 
“O fato é que há quase 02 (dois) anos nenhum caderno investigativo retornou com vistas ao ministério público, ou seja, todos os elementos de convicção colhidos em inquéritos policiais estão ao largo do órgão ministerial”.
 
Segundo inquérito, conforme detalhado pelo promotor, envolve suposta usurpação de função pública (atos de investigação) praticados pelo então Secretário Estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas.
 
Terceiro inquérito apura os crimes de embaraçar a investigação criminal cometidos, em tese, por Rogers Jarbas, Helen Christi Carvalho Dias Lesco, Paulo Taques, José Marilson da Silva e outros.
 
O promotor de Justiça pediu para que seja alertado na decisão (caso o requerimento seja acatado), que em caso de descumprimento de prazo, será determinado a busca e apreensão de todos os inquéritos policiais envolvendo a “Grampolândia Pantaneira”. Atualmente existem oito inquéritos em fase de instrução.

O suposto esquema de grampos foi revelado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, quando se descobriu que políticos, juízes, advogados, médicos e jornalistas foram interceptados de forma ilegal.
 
Em 2017, a Operação Esdras, assinada pelo desembargado Orlando Perri,  barrou tentativa de atrapalhar as investigações sobre os grampos ilegais em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet