Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Disputa de classe

Advogado cobra rapidez na avaliação de impugnações; OAB analisa a partir de hoje

Foto: Olhar Jurídico

Advogado cobra rapidez na avaliação de impugnações; OAB analisa a partir de hoje
Nos dias tensos anteriores à disputa para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), profissionais questionam impugnações de chapas que não tiveram deferimento ainda da Comissão Eleitoral. Ao todo há cerca de 160 questionamentos referentes às três chapas concorrentes e outros impedimentos.

Um destes contestadores é o advogado criminalista Eduardo Mahon. Ele afirma que a instituição sempre cobra rapidez da Justiça Eleitoral no pleito partidário convencional, mas na escolha interna não consegue dar o exemplo de rapidez. O presidente da Comissão Eleitoral, Agnaldo Kawasaki, garante que a partir de hoje os seis membros do grupo apreciarão as impugnações. Cerca de 6,8 mil advogados do Estado votam na próxima sexta-feira (23) para escolher o novo presidente da organização.

Moreno chama Stábile de omisso com atraso de análises do pedido de impugnação
Aude afirma ser vítima de ataques mentirosos de Moreno

"A Comissão Eleitoral não tem capacidade para julgar e homologar três chapas. Uma vergonha, um atentado à coerência de exigir da Justiça Eleitoral celeridade e julgamento de impugnações e cassações antes de homologado e diplomado o candidato", compara Mahon. "E na OAB não sabemos se vamos votar em uma chapa onde o candidato está impugnado ou não", cobra.

"Existe prazo, que a comissão concede para eventuais falhas para substituição de candidato ou complementação de documento de candidato. Esse prazo venceu nesta segunda-feira às 18h", explica os impedimentos para análise e deferimento ou não das impugnações. "Não tinha como a comissão julgar nada antes de decorrido o prazo de regularização. E as chapas deixaram para fazer no último dia, próximo ao horário final", explica o presidente.

O advogado criminalista cita que há impugnação das chapas entre si. "Não sabemos se vamos votar em uma chapa e se vai ter troca de conselheiro, se o advogado pode ser ou não candidato", insiste."Temos tempo hábil para analisar. Pode ter certeza que a análise e decisão da impugnação vai ocorrer antes do pleito", responde Kawasaki.

Outros questionamentos

Mas este é um dos elementos das eleições mais acirradas dos últimos tempos. O próprio Kawasaki assumiu a missão de juiz do processo eleitoral da associação classista no dia 6. A comissão anterior foi dissolvida. O motivo foi a ligação familiar ou profissional com integrantes das chapas.

Na contra-argumentação, o presidente da comissão faz duas observações. A primeira é que "está a tempo" de dar as respostas sobre as impugnações. "É possível fazer a análise. É questão documental, alguns casos relativos à condição profisional e de elegibilidade", cita.

E outro, Kawasaki diz que toda a ação da Comissão Eleitoral é praticada com "base no regulamento do Estatudo da Advocacia e Estatudo da OAB, e o PROVIMENTO 146/2011 do Conselho Federal da OAB, que define prazos regimentais e obrigações".

Mas ele considera que Pode até haver, como na eleição normal, a partidária, "outros tipos de representação na véspera da eleição, por abuso de poder econômico", cita exemplo. "Muitas dessas poderão ser julgadas após a eleição, porque tem que respeitar prazos de defesa e do contraditório. Mas, nada que coloque em dúvida o processo de escolha".

Não contente, Mahon vê outras falhas no processo eleitoral da OAB/MT. Ele explica que foi feito impedimento financeiro para não participação de eventual votantes.

"A OAB obstou o pagamento do advogado. Se o advogado quiser parcelar o que deve para ficar quite, regular para votar, a OAB não permite. Em ano que tem eleição ele não pode parcelar dívida, isso é um absurdo", denuncia. "Limita a paticpação do advogado na base do dinheiro. São questões que são abusivas", justifica descontente.

Mas Kawasaki descreve que, por exemplo, as pessoas que vão trabalhar nas mesas receptoras de votos e nas juntas apuradoras, são contratadas, não são funcionários da instituição, mas de fora da OAB para ter lisura no processo.

Pelo sim, pelo não, os advogado aptos escolherão entre a Chapa Pela Ordem. Para o Advogado (Maurício Aude), OAB 100% Você (Pio da Silva) e OAB é Muito Mais (José Moreno). A votação para escolha da Diretoria 20013-2015 da OAB/MT ocorre de 9 horas às 17 horas na sede a instituição e nas 29 subseções de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet