Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Constitucional

rito abreviado

Ministro leva ao Plenário ação contra lei estadual que regulamenta imposto sobre heranças e doações do exterior

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministro leva ao Plenário ação contra lei estadual que regulamenta imposto sobre heranças e doações do exterior
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu adotar rito abreviado e julgar diretamente em plenário ação contra lei estadual que disciplina o imposto sobre doações e heranças provenientes do exterior (ITCMD). Decisão é da quarta-feira (27).
 
Leia também 
Gaeco cumpre 50 mandados contra grupo especializado em fraudes no ensino superior


Hoje, cada estado tem legislação própria sobre a tributação, pois a lei complementar federal prevista na Constituição Federal (artigo 155, parágrafo 1º, inciso III) ainda não foi editada.
 
A matéria já foi analisada pelo Supremo no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 851108, com repercussão geral (Tema 825). Na ocasião, foi julgada inconstitucional norma do Estado de São Paulo e estabelecida a necessidade de edição de lei federal para regular a competência para instituição do ITCMD.
 
Segundo Aras, por se tratar de recurso extraordinário com repercussão geral, o efeito vinculante da decisão é restrito aos órgãos do Poder Judiciário, e não às administrações públicas, daí o ajuizamento das ações.
 
O procurador-geral argumenta que, mais de 32 anos desde a promulgação da Constituição Federal, não houve ainda a edição da lei complementar federal que regule a competência dos estados nas hipóteses de tributação de doações e heranças de bens no exterior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet