Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Dono da Verde

Empresário foragido recorre ao STF para revogar ordem de prisão

Empresário foragido recorre ao STF para revogar ordem de prisão
O empresário Eder Augusto Pinheiro, dono do grupo Verde Transportes, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar revogar ondem de prisão expedida durante terceira fase da Operação Rota Final. Eder está foragido e atualmente é representado pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay.

Pedido semelhante já foi negado em instância inferior. O ministro Olindo de Menezes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), destacou, em decisão que manteve mandado de prisão em face de Eder Pinheiro, que há informações sobre participação em complexa organização criminosa.

Menezes rejeitou ainda argumento de risco em consequência da Covid-19. Pinheiro está foragido desde a deflagração da Operação Rota Final.

A terceira fase da Operação Rota Final foi deflagrada no dia 14 de maio pelo Ministério Público de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

A Rota final busca apurar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude a licitação do setor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT), promovida pela Secretaria de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager).

A investigação, iniciada na Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, foi encaminhada, com autorização do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), ao Gaeco em meados de 2019, onde foi concluída pelas autoridades policiais do Grupo Especializado, com supervisão do Naco Criminal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet