Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

redistribuição de doses

Defensoria recomenda que Cuiabá siga ordem etária decrescente na vacinação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Defensoria recomenda que Cuiabá siga ordem etária decrescente na vacinação
A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso recomendaram que a prefeitura de Cuiabá respeite ordem etária decrescente na vacinação contra a Covid-19. Documento, assinado no dia sete de julho, estabelece cinco dias para que o secretário de Saúde municipal explique como está ocorrendo a escolha da pessoa a ser imunizada.
 
Leia também
Pleno do TRE marca julgamento sobre interpelação de Emanuel contra procurador


Caso a operacionalização do processo de imunizar a população em geral (18 a 49 anos) adote critério diverso do etário decrescente, Cuiabá deve apresentar os estudos técnicos que racionalmente embasaram a tomada da decisão.  

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), abriu recentemente o cadastro da vacinação contra a Covid-19 para adultos de 18 a 49 anos. A medida visa utilizar as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação. O cidadão faltoso irá para o final da fila.
 
Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.
 
No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. 
 
O cadastro paralelo de vacinação, redistribuindo doses de faltosos, já está sendo questionado na Justiça. Decisão sobre o assunto ainda é aguardada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet