Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

possível fraude

MPE investiga pessoas que tomaram mais de uma vez 1ª dose de vacina contra a Covid

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPE investiga pessoas que tomaram mais de uma vez 1ª dose de vacina contra a Covid
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, notificou ao Ministério Público (MPE) sobre três pessoas que decidiram, por conta própria, tomar mais de uma vez a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O órgão poderá denunciá-los por fraude e dano moral coletivo.

Leia também 
MP recomenda que prefeito exonere secretária-adjunta e servidores por nepotismo


Conforme informado pela assessoria da prefeitura, após a finalização dos lançamentos no sistema, foram detectados três casos de munícipes que haviam tomado uma primeira dose em outras cidades da região e na Capital. Após, os suspeitos compareceram no município à convocação referente a sua faixa etária.

O sistema do cadastro da vacinação é único e integrado no Brasil. Apesar do processo nas campanhas de vacinação ser assinado manualmente, as informações são lançadas em um sistema unificado, o que torna possível o descobrimento de duplicações do recebimento de doses.

Pessoas que, por qualquer motivo, tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outro município constam nesse cadastro de pessoas imunizadas e não deveriam receber a primeira dose novamente em Lucas do Rio Verde.

"É importante ressaltar que, caso a pessoa já tenha recebido alguma dose da vacina contra a Covid-19, seja por ter comorbidades ou por qualquer outro grupo prioritário, NÃO DEVE tomar a vacina novamente agora que atingiu a faixa etária que está sendo convocada. Ao tomar novamente a primeira dose, apenas porque você decidiu escolher uma nova marca de vacina para tomar, além de causar possíveis reações entre dois imunizantes diferentes, você toma o lugar de outra pessoa na fila da vacinação", informou a prefeitura. 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet