Olhar Jurídico

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

a pedido de suplente

STF examina novo recurso contra decisão que cassou Selma Arruda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

STF examina novo recurso contra decisão que cassou Selma Arruda
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga recurso de Gilberto Possamai em face de acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve a decisão de cassação de mandato de senadora exercido por Selma Arruda, juíza aposentada. Possamai era suplente de Selma.

Leia também 
Servidor que recebeu salário de vereador em Cuiabá e pensou ser 'presente de Deus' vira réu

 
Recurso de Possamai sustenta que não foi comprovada a sua responsabilidade pela prática de atos relacionados a abuso de poder econômico e requer, ao cabo, a anulação do acórdão recorrido a fim de que os autos retornem à Corte de origem para rejulgamento. A peça, que aguarda julgamento, está sob relatoria da ministra Cármen Lúcia. 
 
Selma Arruda, seu 1º suplente, Gilberto Possamai, e a 2ª suplente da chapa, Clerie Mendes, foram cassados pela prática de abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos nas Eleições Gerais de 2018. 
 
Além de cassar os três mandatos, o TSE declarou a inelegibilidade de Selma Arruda e de Gilberto Possamai pelo prazo de oito anos. No entendimento do Plenário do TSE, apenas a 2ª suplente da chapa, Clerie Mendes, não deve ser considerada inelegível, por não ter participação direta ou indireta nos ilícitos eleitorais apurados.
 
No julgamento, a Justiça constatou que Selma Arruda e Gilberto Possamai omitiram fundos à Justiça Eleitoral, que foram aplicados, inclusive, no pagamento de despesas de campanha em período pré-eleitoral. Esses valores representariam 72% do montante arrecadado pela então candidata, o que caracterizaria o abuso do poder econômico e o uso de caixa dois.
 
Entre as irregularidades apontadas, o Tribunal destacou que a senadora eleita teria antecipado a corrida eleitoral ao realizar nítidas despesas de campanha, como a contratação de empresas de pesquisa e de marketing – para a produção de vídeo, de diversos jingles de rádio e de fotos da candidata, entre outras peças – em período de pré-campanha eleitoral, o que a legislação proíbe. 
 
Eleição suplementar elegeu Carlos Fávaro par ao lugar de Selma.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet