Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

em Cuiabá e VG

PT recorre em ação que descartou crime durante motociata de Bolsonaro

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

PT recorre em ação que descartou crime durante motociata de Bolsonaro
O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reformar decisão que  não constatou caráter eleitoral da motociata feita pelo presidente Jair Bolsonaro em Cuiabá, em 19 de abril de 2022, descartando propaganda eleitoral extemporânea.

Leia também 
Ministra julga improcedente ação do PT contra motociata de Bolsonaro em Cuiabá

 
Em decisão inicial, a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, julgou improcedente ação proposta. Também eram alvos do processo pessoas identificadas como Adavilso Azevedo da Costa, José Wellington Costa Junior e Sóstenes Silva Cavalcante.
 
Segundo os autos, visita à capital teve a finalidade de participar de dois eventos religiosos, o lançamento da Marcha para Jesus e o culto por ocasião da 45ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.
 
Conforme o PT, porém, a viagem cumpriu propósito de campanha eleitoral extemporânea. Após a chegada de Bolsonaro a Cuiabá, houve verdadeira “motociata” e carreata, com fins eleitorais, organizadas pelo movimento “Acelera Cuiabá”. Em parecer, Ministério Público Federal não visualizou irregularidades.
 
 O órgão afirmou que o deslocamento em carro aberto, em meio a manifestação de apoiadores, mostra-se indiferente no plano da Justiça eleitoral, não caracterizando propaganda eleitoral antecipada. Sobre a participação nos eventos, a Procuradoria Geral da República salientou que não houve pedido explícito de votos.
 
Em sua decisão, Maria Claudia Bucchianeri rejeitou a alegação de que a mera realização de motociata, motocarreata, carreata, ou mesmo caminhada, com deslocamento de pré-candidato em carro aberto, ou a pé, em meio à manifestação espontânea de apoiadores, sem nenhum pedido expresso de voto, configure campanha eleitoral extemporânea e, portanto, vedada pela legislação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet