Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Justiça Eleitoral de todo o país se reúne para Avaliação das Eleições 2012

Teve início na manhã desta quarta-feira (28), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília-DF, o encontro Avaliação das Eleições 2012, que reúne servidores de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para fazer uma análise do último pleito e preparar as Eleições 2014. O encontro ocorre até sexta-feira (30) com trabalhos em grupo e apresentações divididas por temas.

Na abertura, o secretário-geral da Presidência do TSE, Carlos Henrique Braga, destacou que este é o momento de comemorar a realização de um dever cívico que entregou ao país uma eleição na qual foram atendidos os principais objetivos, mas também é o momento de preparar as próximas eleições. “Esse é o nosso dever: sedimentar as nossas conquistas, consolidar os nossos avanços, mas, acima de tudo, visualizarmos, problemas, identificarmos soluções que garantam eleições cada vez mais tranquilas”, destacou o secretário-geral.

Logo após a abertura, os mais de 100 participantes se dividiram em nove grupos que serão orientados pelo assessor-chefe do Escritório Corporativo de Projetos, Flávio Costa, e pelo assessor especial de Gestão Estratégica, Thiago Kanashiro, ambos do TSE. Os grupos foram divididos por temas como Biometria, Comunicação, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Mesários e Logística de Urnas. Cada grupo tem um coordenador, um relator e um apoio, e seguirá um roteiro analisando as lições coletadas previamente, montando planos de ação e elaborando apresentações para os demais.

As apresentações das conclusões das discussões devem ocorrer nesta quinta-feira (29), no plenário do TSE, para os participantes de todos os grupos, além dos diretores-gerais de cada TRE que estarão em Brasília para uma avaliação paralela, mas também participarão do encontro. Na pauta da reunião dos diretores-gerais também estão temas como estatísticas, orçamento e tecnologia.

A Avaliação das Eleições 2012 é a primeira etapa das Eleições 2014 e, segundo os coordenadores, a partir de agora, a Justiça Eleitoral já se concentrará para solucionar problemas para que eles não ocorram nos próximos pleitos. Os grupos de trabalhos serão como canais de comunicação com todos os servidores do país para que as discussões sejam horizontais, envolvendo todas as áreas, de ponta a ponta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet