Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Grupos de trabalho apresentam 400 lições aprendidas no encerramento da Avaliação das Eleições 2012

Dando continuidade aos trabalhos da Avaliação das Eleições 2012, nesta quinta-feira (29), os nove grupos de trabalho (GTs) que se reuniram nesta quarta (28) apresentaram planos de ações, definidos com o intuito de evitar, na realização dos próximos pleitos, eventuais problemas ocorridos neste ano. O encontro, que contou com a participação de cerca de 100 servidores da Justiça Eleitoral, ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília-DF.

O GT Mesário foi o primeiro a se apresentar e identificou 20 lições aprendidas e seis planos de ação. As propostas de melhoria compreenderam, em especial, a ampliação do projeto Mesário Voluntário e o melhoramento da comunicação e divulgação das ações referentes aos mesários.

As ações propostas pelo GT Comunicação apontaram a necessidade de melhorar a produção de estatísticas, com vistas a responder demandas da imprensa por dados hoje indisponíveis.

Outro grupo apontou a importância do aprimoramento das funcionalidades do Sistema Elo, que alimenta o cadastro eleitoral, além da urgência em estabelecer prazo maior para alistamento eleitoral.

O grupo de aquisições e contratações elaborou ações no sentido de planejar cronogramas de contratações que abarquem imprevistos como, por exemplo, a greve dos Correios que aconteceu este ano.

O GT Cand, que trata de alguns dos sistemas eleitorais, trabalhará em planos de ações para melhorar a integração do Processo Judicial Eletrônico (PJE), em processo de implantação na Justiça Eleitoral, e o Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADP), solução utilizada no TSE para tramitação de processos.

Outra ação a ser implementada é a melhoria da comunicação de dados entre o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e diminuir a dependência do Tribunal das operadoras de telecomunicações, em especial em períodos críticos, como quando da totalização dos votos e da prestação de contas.

Balanço

Para Flávio Costa, assessor-chefe do escritório Corporativo de Projetos do TSE, a ampla participação de representantes de toda a Justiça Eleitoral foi fundamental para o sucesso do evento. “O grande objetivo da avaliação não é fechar o ciclo 2012, mas começar o ciclo 2014 e melhorar o próximo pleito."

Foram colhidas cerca de 400 lições aprendidas na Avaliação das Eleições 2012.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet