Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Editora Revista dos Tribunais comemorou 100 anos

A Editora Revista dos Tribunais completou cem anos de vida este ano e, na última terça-feira (3/7), uma homenagem lhe foi prestada. O evento, organizado pela empresa Thomson Reuters, que a adquiriu em 2010, ocorreu na Theatro Municipal de São Paulo, e contou com a presença do Coral e da Orquestra Sinfônica da USP e com personalidades do mundo jurídico.

Muitos dos que compareceram são também colaboradores da editora, cujo primeiro produto foi justamente a revista que lhe dá nome. Só em 1955 é que ela começou a publicar livros e, atualmente, contabiliza dois mil títulos, todos voltados ao Direito, 400 funcionários e 43 livrarias.

“Esses 100 anos são o coroamento de tudo aquilo que foi feito a bem do Direito, a bem da sociedade e a bem do Brasil”, afirmou Antônio Belinello, diretor de relações institucionais. “Nós sempre fomos imparciais e sempre cuidamos das ideias de todos os autores. Essa é só uma parte da história, porque vamos continuá-la por mais cem.”

De fato, a solenidade ao mesmo tempo em que prestava um tributo ao passado da editora, com a lembrança de profissionais que fizeram parte dela, destacou o seu futuro. Jim Smith, o CEO da Thomson Reuters, talvez seja quem mais o representa. Foi ele quem falou a respeito do futuro da editora. “A combinação entre nossa tecnologia e o conteúdo de alta qualidade da Revista dos Tribunais nos permitiu disponibilizar a publicação online há um ano”, exemplificou. “O futuro é brilhante, tão brilhante que não há lugar no mundo mais estimulante do que a América Latina. Estamos crescendo rápido no Brasil e há muita mais a conquistar.”

Belinello também defendeu a importância da parceria. “Começamos a trabalhar com tecnologia de ponta e a vinda da Thompson Reuters será extremamente benéfico para nós”, disse. “Graças à tecnologia deles, você pode pesquisar as três fontes do Direito — legislação, jurisprudência e doutrina — dentro de uma plataforma única numa velocidade incrível. O que está lá? Tudo o que nós publicamos até hoje.”

A advogada Rosana Chiavassa reforçou a importância da editora para o estudo, o que, como o novo sistema busca, será facilitado. “Somente com o constante aprimoramento e a atualização dos temas é que os profissionais conseguem aplicar a Justiça e possibilitar a entrega do bem da vida ao jurisdicionado”, afirmou. O corregedor-geral de Justiça do estado de São Paulo, José Renato Nalini, concordou. “Não se pode falar no Direito brasileiro sem consultar o acervo das publicações da Revista dos Tribunais”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet