Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Financeiro

Pleno emite parecer favorável das contas anuais de gestão do TCE-MT

Os balanços da gestão do Tribunal de Contas de Mato Grosso no exercício de 2012 foram considerados positivos pelos conselheiros e pelo Ministério Público de Contas. O processo foi relatado pelo conselheiro Valter Albano na sessão plenária desta terça-feira (26/03). As contas de 2012, de responsabilidade do conselheiro José Carlos Novelli, que preside a instituição no biênio 2012/2013, recebeu parecer prévio favorável à aprovação e segue agora para apreciação e julgamento da Assembleia Legislativa.

Os principais aspectos ressaltados pelo relator foram a gestão fiscal responsável, compromisso com normas contábeis e jurídicas e apresentação de resultados. "O gestor que presta contas com rapidez e eficiência está dando o exemplo e mostrando que é possível lidar com os atos administrativos e com o princípio da publicidade", disse o procurador-geral de Contas William Brito.

Outro destaque apontado por Albano foi o gasto total com pessoal que atingiu 1,11% da Receita Corrente Líquida do Estado, que foi de R$ 8.901.437.645,10. O percentual está abaixo do limite máximo de 1,23% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, estando abaixo, inclusive do limite prudencial que é de 1,17%.

O procurador-geral de Contas, em seu parecer, mencionou as políticas públicas, destacando a continuidade da avaliação de resultados nas áreas de educação, saúde, renda, transporte e segurança. "A preocupação do TCE-MT tem sido o que os gestores fazem com os recursos públicos e a qualidade de suas ações, a maior beneficiada é a população", afirmou Brito.

Especificamente quanto à avaliação de resultados na área de transporte, foi ressaltado que no exercício de 2012 foram implementados os indicadores e os parâmetros para análise desses resultados. Com isso os resultados mensurados permitem afirmar que houve economia para os cofres públicos de R$14.466.267,08, resultantes da fiscalização e cobrança resultados de políticas públicas.

"É preciso destacar que o Tribunal de Contas está cumprindo com seu dever constitucional de forma brilhante, além de apresentar cada ato de gestão aos cidadãos", disse o corregedor-geral do TCE-MT e presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim.

O conselheiro Waldir Teis parabenizou a gestão e afirmou que "é visível o respeito que outros Tribunais de Contas têm com o TCE-MT e isso só demonstra a credibilidade das ações promovidas pela instituição".

Na avaliação do conselheiro substituto, Luiz Henrique Lima "a condução meritória da gestão do órgão levaram à certificação ISO-9001 para os sistemas SGP e Geo-Obras", disse. Nesse sentido o presidente, José Carlos Novelli, acrescentou que já estão sendo avaliados outros três produtos para receberem a certificação ISO-9001: Gestão do Planejamento Estratégico, Diário Oficial Eletrônico e Plenário Virtual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet