Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Novo Informativo do TSE terá vídeos de julgamento no YouTube

Estudantes, advogados, servidores da Justiça Eleitoral e demais leitores receberão, na próxima semana, o Informativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com algumas inovações. O Informativo TSE contém resumos não oficiais de decisões do Tribunal ainda não publicadas e acórdãos já publicados no Diário da Justiça Eletrônico.

A publicação do Informativo é disponibilizada todas as quintas-feiras com as informações referentes às sessões plenárias da semana anterior. Como durante o recesso não há publicação de informativos, o primeiro número deste semestre traz os resumos dos casos analisados pelo Plenário do TSE entre 25 de junho e 1º de julho.

Inovações

Antes, o Informativo tinha formatação diferente nas versões impressa e eletrônica. Na atual, ambos os formatos têm o mesmo layout. “Um só produto, um só formato, para não confundir o leitor”, explicou o assessor especial da Presidência Murilo Salmito. O texto será apresentado em uma única coluna e no topo do Informativo aparecerá a nova logomarca da Justiça Eleitoral.

Mas a principal inovação com relação ao formato é a inclusão do sumário. Neste, as chamadas terão linguagem mais simples e, na versão eletrônica, um clique no título levará o leitor direto para a página com o conteúdo selecionado.

Dentre as novidades de conteúdo da publicação, foi criado o tópico Calendário Eleitoral, que informará ao leitor as próximas datas dos eventos previstos na Resolução nº 23341/2011, que instituiu o Calendário.

Outra novidade é a inclusão de temas eleitorais do Informativo do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não raro há decisões no STF que tratam de matéria eleitoral e são de interesse do nosso público-alvo”, esclareceu Salmito.

Na versão eletrônica, a maior novidade é que os resumos das decisões contarão com link que direcionará o leitor à página do TSE no YouTube. Na página, o leitor poderá assistir à sessão do julgamento desejado. “A inovação torna ainda mais transparentes as decisões da Corte. Quem tiver acesso poderá verificar que as informações contidas na nossa publicação estão de acordo com a decisão tomada em sessão”, afirmou o assessor especial.

Lançamento

O novo modelo do Informativo TSE elaborado pela assessoria especial da Presidência foi lançado na tarde desta terça-feira (31), com a presença do secretário-geral da Presidência, Carlos Henrique Perpétuo Braga; do assessor de Imprensa e Comunicação Social, João Batista Magalhães; do juiz auxiliar da Presidência, Paulo Tamburini; do diretor-geral do TSE, Alcides Diniz; do secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino; de servidores da Justiça Eleitoral e advogados.

Para Carlos Braga, o trabalho de renovação do Informativo merece reconhecimento, “em especial, por ter sido iniciativa de servidores da Casa”. “Hoje meu sentimento é de gratidão, porque fizeram o melhor, não só para a Justiça Eleitoral, mas para o país”, disse.

Alcides Diniz, diretor-geral do TSE, lembrou que o Informativo é um instrumento de comunicação do Tribunal com a sociedade. “Mais uma vez, o TSE e a presidente Cármen Lúcia assumem compromisso com a transparência, com a renovação desse instrumento”, afirmou.

Ágil, leve e de fácil acesso, assim definiu a publicação o juiz auxiliar Paulo Tamburini. Ele citou ainda o Processo Judicial Eletrônico, em implementação, como mais um passo no desenvolvimento do TSE. “De degrau em degrau estamos conseguindo impor um novo ritmo e melhorar a Justiça Eleitoral”, pontuou.

Idealizador do projeto, Murilo Salmito disse que o processo de melhoria do Informativo TSE ainda pode avançar. Nos próximos dias, será enviado pelo Sistema Push pesquisa de satisfação aos leitores da publicação. Na pesquisa, eles poderão responder perguntas e opinar quanto ao layout, acesso, conteúdo e linguagem do Informativo.

Segundo ele, outras inovações estão sendo estudadas para o futuro. Dentre elas, a criação de aplicativo para leitura do Informativo em smartphones.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet