Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

PPS quer convocar candidato a prefeito de São Paulo para depor na CPI do Cachoeira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados recebeu requerimento para convocação do ex-deputado e candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno (PRB-SP). O pedido foi apresentado pelo líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), na tarde desta terça-feira (31)

O parlamentar quer que Russomanno explique reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense, na própria terça-feira, informando que o candidato foi citado em interceptações de conversas entre integrantes do grupo de Cachoeira feitas pela Polícia Federal.

De acordo com a publicação, em diálogos gravados pela PF com autorização judicial, Russomanno seria supostamente detentor de R$ 7 milhões, negociados pela organização num esquema de remessa para o exterior.

Defesa

Na noite de terça-feira (31), Celso Russomanno encaminhou ofício ao presidente da CPI mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pondo à disposição da comissão seus sigilos telefônico, bancário e fiscal. O candidato também se dispôs a depor para prestar esclarecimentos.

Por meio de nota informativa à imprensa, Vital do Rêgo esclareceu que levará o assunto para discussão no plenário da CPI no próximo dia 14 de agosto, data da primeira reunião deliberativa da comissão de inquérito após o recesso parlamentar.

Para Vital do Rêgo, caso os demais parlamentares entendam que é necessário ouvir Russomanno, ele será convocado e poderá se defender.

– A comissão tem sido marcada pelo direito da ampla defesa de qualquer envolvido. Tão logo surgiram citações a seu nome, o deputado me procurou e se colocou à disposição da CPMI, fato para ser elogiado. Se necessário, será convocado – afirmou na nota.

Eleições

Candidato derrotado ao governo do Estado de São Paulo em 2010, Celso Russomanno agora tenta a prefeitura da capital paulista e aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, tecnicamente empatado com José Serra (PSDB).

O requerimento para convocação de Celso Russomanno está disponível na página da CPI na internet, no endereço eletrônico: http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp?origem=CN&com=1589.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet