Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Vice-presidente diz que CPI do Cachoeira concluirá investigações sem prorrogar prazo

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito mista que investiga as relações criminosas de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), acredita que não será necessário prorrogar os trabalhos da CPI.

Em entrevista nesta quinta-feira (2), o parlamentar afirmou que as eleições não devem atrapalhar o andamento das investigações, que podem ser finalizadas na época do pleito eleitoral, no mês de outubro.

– O presidente Vital do Rêgo e o relator Odair Cunha querem concluir os trabalhos no fim de outubro, que coincide com as eleições. Portanto não dá para esperar. Além disso, a CPI deve continuar com suas reuniões ordinárias terças e quartas-feiras – explicou.

Regimentalmente, a CPI foi criada com prazo de 180 dias, prorrogáveis por igual período.

Conclusões

Segundo Paulo Teixeira, neste momento, o objetivo é começar as conclusões. A primeira delas diz respeito ao fluxo econômico da organização criminosa, que movimentou muitos recursos por meio de empresas fantasmas e legais.
O vice-presidente disse que outra tarefa é dizer quanto o grupo conseguiu de lucros, quanto há de recursos e quais os bens envolvidos para que a Justiça possa recuperá-los.

Ainda segundo Teixeira, outro tema a ser tratado pela comissão é esclarecer quem dos detentores de função pública teve envolvimento efetivo com o grupo a fim de que respondam política e judicialmente.

Silêncio

Sobre a sucessão de habeas corpus garantindo o silêncio dos depoentes na comissão, o deputado salientou que o trabalho da CPI não se restringe a depoimentos.

– Temos outros meios de prova, como quebras de sigilo, documentos e escutas feitas durante o inquérito. Assim a CPI já tem muita coisa que estará no relatório do relator Odair cunha.

Sobre Andressa Mendonça, atual mulher de Cachoeira acusada de tentar chantagear um juiz para beneficiar o marido, Paulo Teixeira lembrou que ela prestará depoimento na próxima terça-feira (8) na condição de investigada e não de testemunha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet