Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Financeiro

transparência

TCE oficia órgãos para que Lei de Acesso à Informação seja cumprida até o fim deste ano

Foto: Reprodução/No Poder

TCE oficia órgãos para que Lei de Acesso à Informação seja cumprida até o fim deste ano
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) oficiou os órgãos públicos municipais e estaduais que estão sob sua fiscalização para que implantem mecanismos de transparência conforme prevê a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527 de 2011) até o fim deste ano.

O prazo estabelecido foi confirmado esta semana, data que o TCE-MT oficiou seus órgãos fiscalizados para que cumpram os prazos do cronograma de adequações estabelecidos e explicados na Resolução Normativa nº 25/2012.

O presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, afirmou que o tribunal foi "a primeira corte de contas a fazer uma resolução dando o passo a passo para o cumprimento da lei, sendo que outros tribunais já nos solicitaram o modelo para regulamentar em seus Estados".

Lei de Acesso à Informação completa primeiro ano precisando avançar em estados e municípios, diz ministro da CGU
Lei de acesso à informação ainda é pouco respeitada; eleitos deverão solucionar

Conforme informou a assessoria do TCE, em Mato Grosso, 42 órgãos públicos dispõem da tecnologia desenvolvida pelo tribunal para implementar o Portal Transparência e os Serviços de Informação ao Cidadão (SIC). Além disso, 19 Prefeituras, 19 Câmaras Municipais e 4 Institutos de Previdência Social estão preparados para cumprirem a Lei de Acesso à Informação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet