Imprimir

Notícias / Civil

MPF instaura inquérito para apurar omissão do Incra em ocupação de lote de reforma agrária

Da Redação - Pedro Coutinho

O Ministério Público Federal (MPF) converteu procedimento preparatório em inquérito civil para apurar irregularidades na ocupação de um lote de reforma agrária em Brasnorte (579 km a Noroeste) e suposta omissão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em atuar no caso.

Leia mais
Acusado por desmatar 87 mil hectares na Amazônia Legal pode se livrar de processo em Acordo de Não Persecução Penal


Portaria que circula no Diário Oficial do MPF desta terça-feira (28) foi assinada pelo procurador da República Rodrigo Pires de Almeida, que afirmou que o referido procedimento apurou denúncia de ocupação indevida no lote.

O lote, por sua vez, é pertencente a processo de reforma agrária no projeto Assentamento PA Tibagi, em Brasnorte, que era de titularidade de Matias Sabino Tolentino, falecido em junho de 2019.

“Considerando a necessidade de apuração quanto à existência ou não de irregularidade no deferimento de regularização de ocupação do lote nº 1097 do PA Tibagi [...], bem como de eventual omissão na análise pelo Incra das notícias de irregularidade”, o procurador converteu o procedimento preparatório em Inquérito Civil.

Um dos maiores assentamentos do país,  a Gleba Tibagi está numa área de 114,5 mil hectares, no município de Brasnorte. Em sua maioria agricultores familiares, 1,4 mil famílias residem no local.
Imprimir