Imprimir

Notícias / Geral

Pleno do TJMT elege dois novos desembargadores nesta quinta-feira

Da Redação - Katiana Pereira

Dois novos desembargadores serão eleitos pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em sessão na tarde desta quinta-feira (22). O concurso de ascensão aos cargos foram abertas em decorrência da aposentadoria de José Jurandir de Lima e Gerson Ferreira Paes. Ambas as cadeiras são reservadas à magistratura de carreira.

A primeira vaga, deixada por Lima, será provida pelo critério de merecimento e 13 juízes concorrem à cadeira. A outra vaga será provida pelo critério de antiguidade e é disputado por cinco juízes.

Leia mais
Pleno analisa 13 inscrições de juízes para duas vagas de desembargador do TJMT

Pelo critério de merecimento, a tendência que a vaga seja ocupada pela juíza Serly Marcondes. Já no critério antiguidade, o cargo deve ser ocupado pelo juiz Sebastião Barbosa Farias, o mais antigo em exercício entre os juízes aptos a concorrer.

A ascensão por merecimento se dará por votação dos desembargadores presentes, que devem declarar individualmente a média de cada concorrente. Para chegar a esta nota, antes do início da sessão, são analisados os critérios desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional); produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional); presteza no exercício das funções; aperfeiçoamento técnico; e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

Ainda para ascender à vaga de desembargador o juiz de Primeira Instância deve preencher alguns critérios como permanência por mais de dois anos na Entrância Especial, inexistência de retenção injustificada de processos e inexistência de punição em processo disciplinar nos últimos 12 meses, com pena igual ou superior à de censura.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico

Imprimir