Imprimir

Notícias / Geral

Judiciário recorre à bancada federal para aprovação do adicional por tempo de serviço

Da Redação - Katiana Pereira

Uma reunião na presidência do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), na manhã desta segunda-feira (26), entre gestores do Judiciário e a bancada federal de Mato Grosso, discutiu a valorização do Judiciário, a carreira da magistratura e a necessidade da aprovação do adicional por tempo de serviço (ATS) para os magistrados.

Os gestores solicitaram apoio aos parlamentares quanto aos projetos de lei em tramitação ou que venham a ser apresentados na Câmara e no Senado Federal. Participaram da reunião o senador Pedro Taques (PSB), Jayme Campos (DEM); além dos deputados federais Valtenir Pereira (PSB) e Julio Campos (DEM).

A reunião foi liderada pelo desembargador Tarcísio Valente, presidente do TRT/MT, que mostrou preocupação com a vulnerabilidade na carreira. “O Judiciário passa por processo de vulnerabilidade e fragilidade que vem se instalando em detrimento desse Poder, com risco à própria democracia. Percebemos isso pela quantidade de juízes que largam a magistratura para seguir outras carreiras. Isso é reflexo da exclusão do nosso Adicional por Tempo de Serviço (ATS), juiz que está a 20 anos atuando recebe o mesmo que um em início de carreira”, frisou.

A presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas, disse que a reunião foi proveitosa. “A bancada precisa de um estímulo para entender que não somos uma classe privilegiada. Pelo contrário, sofremos com o excesso de trabalho. Estamos buscando a simpatia dos congressistas”.

O senador Jayme Campos afirmou que entende que os magistrados precisam de uma valorização, “devido ao trabalho muitos deles acabam se isolando e vivendo exclusivamente para o trabalho”.

O deputado Valtenir Pereira acredita que “jamais teremos uma Justiça competente se não valorizarmos o judiciário”, no entanto o parlamentar se esquivou quando foi questionado se é a favor ou contra a aprovação do adicional por tempo de serviço (ATS).

O encontro é parte da mobilização que ocorre nacionalmente em defesa do judiciário. Em junho, os presidentes de tribunais de São Paulo e de associações nacionais e estaduais da magistratura estiveram reunidos na sede do Tribunal de Justiça paulista para discutir os rumos do Judiciário Brasileiro.
Imprimir