Imprimir

Notícias / Trabalhista

Frigorífico de jacarés é multado em R$ 15 mil por atrasar pagamento de trabalhadores

Especial para o Olhar Jurídico - Walmir Santana

A Cooperativa de Criadores de Jacarés do Pantanal Ltda. (COOCRIJAPAN), localizada em Cáceres (234 km de Cuiabá), será obrigada a pagar multa de R$ 15 mil devido ao atraso no pagamento de salários dos funcionários. Na cooperativa trabalham 18 pessoas, no local funcionam a área de criação de jacarés, com cerca de 32 mil animais, e o frigorífico de abate para comercialização do couro e da carne.

Essa medida foi adotada após o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizar na última quinta-feira (29), inspeção nas dependências, a fim de averiguar denúncia recente de descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 2006.

Leia mais
Ministério Público do Trabalho em Cáceres abre inscrições para concurso de estágio em Direito

O procurador do Trabalho Leomar Daroncho, que comandou a inspeção, ouviu trabalhadores e responsáveis pela administração da unidade, e constatou, além do atraso de 15 dias no pagamento do salário do mês de junho de 2013, inadequações no registro de ponto e no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para empregados da área de esfola.

Foi concedido prazo de 15 dias para que os equipamentos sejam providenciados. A cooperativa também deverá comprovar, no prazo de 30 dias, sua adequação em relação ao intervalo de recuperação térmica previsto na Norma Regulamentadora 36 (NR-36), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na oportunidade, o procurador fez observações gerais para adequação das relações de trabalho, principalmente no que diz respeito às normas de saúde e segurança do trabalhador.

O valor da multa será destinado ao Projeto Ação Integrada. Caso não seja efetuado o pagamento das parcelas, o MPT poderá requerer a imediata execução judicial do TAC.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Imprimir