Imprimir

Notícias / Eleitoral

Somente eleitores de Cuiabá terão direito ao voto em trânsito em Mato Grosso

Da Redação - Katiana Pereira

Os 400.130 mil eleitores de Cuiabá terão direito ao voto em trânsito nas eleições de 2014. Em sessão realizada na terça-feira (17) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. A mudança faz parte das novas regras aprovadas, na sessão desta noite, pelo plenário do tribunal. As normas serão aplicadas nas eleições do ano que vem.

O voto em trânsito foi adotado no país pela primeira vez nas eleições de 2010. A regra permite que, nas eleições presidenciais, os eleitores que estejam, no dia da votação, fora de seu domicílio eleitoral façam o pedido em algum cartório eleitoral para votar. No entanto, ele só poderá votar para eleger o presidente da República.

Eleitorado

Dados divulgados pelo TRE/MT em 2012, mostram que Mato Grosso tem 2.170.993 eleitores. Comparado a 2008, um crescimento de 177.863 eleitores.

Hoje, Mato Grosso representa 1,54% do eleitorado brasileiro. A maioria é formada por solteiros, somando 63,71% do total. Apenas 32,3% se declararam casados. Os que se declararam separados judicialmente são minoria, somando 0,99% do total. Outros 1,5% disseram ser divorciados.
Imprimir