Imprimir

Notícias / Geral

Oitava mulher a ascender à corte do TJ-MT, Nilza Maria toma posse como desembargadora

Da Redação - Katiana Pereira

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a magistrada Nilza Maria Possas, foi empossada na tarde de quinta-feira (27). Nilza Pôssas é a oitava mulher a compor o atual Pleno do Tribunal de Justiça.

“E espero que venham mais para fazer parte dessa equipe. É um avanço, na época que eu fiz magistratura havia apenas oito mulheres na turma, de lá pra cá a quantidade de mulheres em concursos cresceu muito e isso é muito bom”.

Nilza atribuiu a ascensão a dedicação ao Tribunal durante os 27 anos de trabalho, no qual iniciou como servidora e chegou ao cargo de desembargadora.

TJ-MT muda regras e agora todos os juízes podem substituir desembargadores

“Serei a mesma pessoa de sempre. Terei a mesma conduta que tive até agora, sempre focada na honestidade, integridade, simplicidade e humildade. É muita honra, satisfação e realização estar assumindo esse cargo, porque eu comecei aqui como uma simples servidora e consegui hoje o posto desembargadora, graças a muito trabalho que desenvolvi nesses 27 anos de judiciário”, disse a desembargadora por meio de assessoria de imprensa.

A posse da nova desembargadora, ocorrida na tarde desta quinta-feira (27 de fevereiro), foi conduzida pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Vidal, e contou com a presença de parentes, amigos e autoridades municipais e estaduais.

Critério

A ascensão de Nilza Maria se deu pelo critério de antiguidade. Ela agora ocupa a vaga aberta com a aposentadoria voluntária do desembargador Juracy Persiani, em janeiro deste ano.

A magistrada é a sexta a tomar posse na gestão do presidente Orlando Perri. Em novembro foi escolhido o desembargador Gilberto Giraldeli, pelo critério de merecimento. Antes, em agosto, foram escolhidos os desembargadores Sebastião Barbosa Farias e Serly Marcondes Alves pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente.

Em março, a Corte recebeu os desembargadores Cleuci Terezinha Chagas, por merecimento, e Adilson Polegato de Freitas, por antiguidade.

Nilza Pôssas ingressou na magistratura em 1989 e jurisdicionou nas Comarcas de Mirassol D’Oeste, Cáceres e Cuiabá, sendo que nesta última atuava como titular da Décima Quarta Vara Criminal.
Imprimir