Imprimir

Notícias / Geral

Advogados investigados por fraude milionária em indenizações já respondem a processo na OAB/MT

Da Redação - Katiana Pereira

Cerca de 10 advogados que são alvo de um inquérito policial por suspeita de participação em uma fraude para inclusão de pessoas físicas no banco de dados do Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), já são alvo de outras investigações no Tribunal de Ética de Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT).

Em entrevista ao Olhar Jurídico o presidente da OAB/MT, Maurício Aude, revelou que o objetivo da Ordem é apurar os casos que já estão em trâmite e essa nova denúncia que é investigada pela Polícia Civil. “Iremos requisitar que a Polícia Civil nos forneça informações sobre o caso e iremos tomar as medidas necessárias. Essas medidas podem ser o afastamento por 90 dias, ou até mesmo a exclusão dos quadros da OAB, caso as suspeitas sejam comprovadas”, informou.

Advogados são alvos de inquérito policial que investiga fraudes em certidões do SPC e Serasa

Conforme já revelado pela reportagem, o esquema seria feito da seguinte forma: nomes de pessoas físicas seriam incluídos de forma fraudulenta nos sistemas de proteção ao crédito, sem que a mesma tivesse alguma dívida pendente. Depois da inclusão, a pessoa que estaria devedora retirava uma certidão negativa comprovando a inclusão no sistema e depois acionava o judiciário em busca de indenizações por dano moral. Os valores pedidos chegaram até R$ 30 mil.

O Judiciário encaminhou um pedido de investigação para a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Cuiabá, localizada no bairro Planalto. A Polícia Civil informou que os indícios de fraudes são fortes e nenhuma possibilidade foi descartada, inclusive a participação de funcionários dos próprios órgãos de proteção e advogados. Não foi informado quantos profissionais são suspeitos de participarem do esquema.

Os nomes dos advogados envolvidos na suposta fraude estão sendo investigados sob segredo de Justiça.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Imprimir