Imprimir

Notícias / Geral

Bem Viver dá início à campanha Boa Postura

Ascom - TJ/MT

 O Programa Bem Viver deu início nesta segunda-feira (31 de março) à Campanha Boa Postura, que visa conscientizar os servidores do Poder Judiciário sobre a importância de se adotar medidas preventivas para amenizar e evitar doenças ósseas musculares que são a terceira causa de atestados médicos na instituição.

A responsável pela campanha, enfermeira Alessandra Medina, informa que além de prevenir os problemas de saúde, o objetivo desta ação é proporcionar qualidade de vida aos servidores, situação que reflete diretamente na celeridade e qualidade da prestação jurisdicional. “O fundamental de tudo isso é alcançar a conscientização dos servidores para que adotem todas as dicas que serão dadas e assim evitar as doenças ocupacionais, lesões na coluna e fadiga muscular”, observa.

Até o próximo dia 14, os fisioterapeutas Gissele Ponce e Ígor Luiz Nunes Silva irão in loco a todos os setores do TJ e Anexo para dar orientações aos servidores e colar cartazes com as principais dicas de boa postura. Até junho, a campanha vai ser estendida aos fóruns da Capital e de Várzea Grande.

A campanha da Boa Postura é inédita no órgão e associada a outras ações já desenvolvidas como a ginástica laboral promete alcançar grandes resultados. A Secretaria da Vice-Presidência foi o primeiro setor a ser contemplado com a visita. As analistas Margareth Sulamirti e Lúcia Helena Soares Leite aprovaram as dicas passadas pelos profissionais e as adequações feitas em suas mesas de trabalho. “Eu sentia incômodo e desconforto, mas não tinha noção que era por conta da altura dos monitores que deveriam estar alinhados. Acho que esta campanha é excelente!”, avalia Lúcia.

Lúcia inclusive sofre de epicondilite lateral, um tipo de LER também conhecida como doença do tenista. A epicondilite é uma inflamação do tendão dos músculos extensores e causa dores do punho ao cotovelo. Lúcia usa uma faixa imobilizadora para suavizar a dor por conta dos movimentos repetitivos que faz de carimbo, anotações, juntada de documentos e lançamento no sistema informatizado. Margareth conta que também já passou pelos mesmos problemas que a colega, por isso teve que passar por dez sessões de fisioterapia e também usar uma munhequeira durante três meses.

Dicas simples

A fisioterapeuta Gissela explica que para quem está sentado à frente do computador o posicionamento ideal das pernas é de 90 graus e que o quadril e a lombar (coluna) devem ficar rentes ao encosto da cadeira. Ela explica que o apoio de pés só é recomendado para pessoas de baixa estatura, que não conseguem alcançar o chão e que o uso inadequado do equipamento pode causar mais prejuízos do que benefícios.

Os antebraços e cotovelos devem estar inteiramente apoiados sobre a mesa ou parcialmente, desde que o restante do antebraço seja sustentado pelos braços do assento em um mesmo nível. O servidor pode substituir a CPU embaixo do monitor por papéis usados para regular a altura da tela e ganhar espaço na mesa para acomodar os braços. “É importante que os braços estejam apoiados para relaxar a musculatura da coluna e dos ombros”, explica.

A distância em que o monitor deve ficar é a mesma do tamanho dos braços da pessoa. Isso porque o computador emite radiação que pode prejudicar a vista. Já o posicionamento perfeito do monitor pode ser medido pela altura em que fica das sobrancelhas. Estas devem ficar no rumo da parte superior da tela até a sua metade.

Se o servidor trabalhar com duas telas, elas devem estar no mesmo nível de altura. “Isso é fundamental para evitar hérnia de disco, inflamações e fadiga dos músculos do pescoço”, enfatiza. Outra dica importante é que o trabalhador levante um pouco, por certa de 5 a 10 minutos, a cada 1h a 1h30 de trabalho para alternar a postura.

Cronograma

Conforme o cronograma de visitas desta primeira etapa da campanha, os gabinetes dos desembargadores já começaram a ser contemplados. Nesta terça-feira (1º de abril), outros gabinetes serão visitados. Nos dias 2, 3 e 4 serão os demais setores. Nos dias 9,10, 11 e 14 será a vez dos departamentos situados no Anexo Administrativo.
Imprimir