Imprimir

Notícias / Geral

TRT-MT prepara acordo para uso compartilhado do PAT de Campo Verde com Defensoria

Da Assessoria/TRT-MT

Está em fase final de elaboração um acordo de cooperação entre o TRT de Mato Grosso e a Defensoria Pública Estadual para uso compartilhado das instalações do Posto Avançado Trabalhista (PAT) de Campo Verde. Na tarde de sexta-feira (25), o presidente do Tribunal, Edson Bueno, recebeu o defensor público-geral do estado, Djalma Mendes, e o deputado federal Valtenir Pereira para tratar do assunto.

Nesta segunda (28), uma equipa da Defensoria está visitando as instalações para conhecer melhor a estrutura do prédio, cuja construção encontra-se em fase final.

Neste primeiro momento, as instalações serão utilizadas pela Justiça do Trabalho apenas para realização da Vara Itinerante, a cargo da Vara trabalhista de Primavera do Leste, tendo em vista que a demanda processual local, por hora, não justifica a instalação do PAT. A itinerante ocorre de forma esporádica e em datas pré-programadas, consistindo no deslocamento do juiz e de um servidor até Campo Verde para realização de audiências.

Com isso, a proposta é que o prédio seja utilizado pela Defensoria Estadual, que teria um espaço novo e adequado para atender à população carente que busca seus serviços. Em contrapartida, o órgão ficaria responsável pela manutenção do local, garantindo segurança, conservação e limpeza necessários. Por outro lado, a Justiça do Trabalho asseguraria, sem custos, seu espaço para atendimento da comunidade campoverdense.

O defensor público-geral do estado explica que atualmente a unidade de Campo Verde da Defensoria funciona dentro do Fórum Cível da Comarca. Entretanto, o órgão já estava em busca de um novo prédio para abrigar os defensores que atuam no município. “Essa parceria veio em um momento de fundamental importância e representará uma economia no caixa do órgão [que dispõe de um baixo orçamento para custear suas atividades]”, esclarece.

Para o deputado Valtenir Pereira, a parceria do TRT com a Defensoria demonstra a sensibilidade que Tribunal tem com as pessoas, com o jurisdicionado e com o cidadão, em especial o carente, que necessita dos serviços do órgão. “A população será atendida em um espaço arejado e com conforto e a Defensoria vai poder, dentro de seu limite orçamentário, que é pequeno, reduzir custos e cumprir com sua missão”, disse.

Uma minuta do documento que oficializa a parceria entre as instituições está sendo analisada e a perspectiva é que o acordo esteja assinado em até quinze dias.
Imprimir