Imprimir

Notícias / Trabalhista

TRT sedia hoje seminário sobre segurança e saúde no trabalho

Da Assessoria/TRT-MT

Nesta segunda-feira (28), data em que se comemora o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, um grupo de entidades sindicais e do setor da saúde e segurança de trabalho de Cuiabá promove um seminário para debater o tema.

O evento encerra a programação da agenda “Abril sem Acidentes de Trabalho”, iniciada no começo do mês, reunindo profissionais, representantes de órgãos governamentais, pesquisadores, entidades sindicais e estudantes.

As atividades serão realizadas no plenário do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, a partir das 19h30, com recital do poeta Josué Ferreira e apresentação teatral temática. Em seguida, o pesquisador Wanderlei Pignati, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, fará a palestra “Promovendo a Segurança e a Saúde em uma Economia Verde”, às 20h. O encerramento será às 21h, com um coquetel.

Paralelamente à programação, haverá uma exposição de equipamentos de segurança e saúde no trabalho.

Dados

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Mato Grosso tem proporcionalmente a pior situação do país em acidentes trabalho, com 20 mortes por ano para cada 100 mil habitantes. Dados da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), somente em 2013 90 trabalhadores morreram por este motivo. No ano anterior foram 112 mortes.

Entre as áreas mais vulneráveis estão às relacionadas à indústria da transformação, atividades rurais ligadas à agricultura e pecuária, transporte, construção civil e comércio/serviços.

Em 2013 foram realizadas 9.317 ações fiscais, alcançando 650 mil trabalhadores, sendo que 4.293 tiveram sua situação regularizada, com registro em carteira de trabalho.

Um dos entraves para a melhoria da fiscalização em Mato Grosso é a reduzida quantidade de fiscais do trabalho (atualmente apenas 42 para todo o estado). A quantidade necessária, conforme cálculos da SRTE, é de 150 profissionais. Outro problema é a falta de efetividade na implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas empresas, o que nem sempre ocorre, impedindo o correto acompanhamento da vivência do trabalhador em seu local de trabalho.

O seminário é organizado pelo Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (CETEM); Sindicato dos Técnicos em Segurança no Trabalho de Mato Grosso (SINTES); INSS; Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos de Mato Grosso (Sinttel), com a parceria do Centro Regional de Saúde do Trabalhador, UFMT, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins (Sintecomp); Unimed, Comissão Estadual Intersetorial de Saúde do Trabalhador; Fiagril, Viva a Vida, STIMME-MT, SW7 Comunicação, Sitraesco, Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá (SINTRAICCCM), Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT) e Grupo de Trabalho Interistitucional (Getrin).

A entrada para o evento é uma fralda geriá¡trica ou uma lata de leite em pó.
Imprimir