Imprimir

Notícias / Geral

Defensora participa da I Assembleia Popular de Mulheres Negras

Ascom - DPMT

 A Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e Defensora Pública da Vara de Violência Doméstica, Rosana Leite Antunes de Barros, proferiu palestra, no último sábado, sobre a violência contra filhos de mulheres negras, durante a I Assembleia Popular de Mulheres Negras, realizada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Organizada pelo Coletivo Negro Universitário e pelo Grupo PET Conexões, a Assembleia teve como principal discussão a saúde da mulher negra e a violência contra seus filhos e filhas. “O momento foi especial e de extrema importância, tendo em vista que a Defensoria Pública, na qualidade de instituição de defesa da sociedade, é essencial na defesa das minorias”, ressaltou a Defensora.

Segundo a Secretaria de Política para Mulheres, as mulheres negras entre 20 a 40 anos e que não ultrapassam o ensino fundamental, são as que mais recorrem à Central de Atendimento à Mulher, criada para dar informações e orientações às vítimas de violência. Ainda conforme dos dados da Central, 61,5% dessas mulheres diz sofre agressões diárias, cometidas principalmente pelos companheiros.

Rosana Leite pontuou ainda que as mulheres negras sofrem duplamente a discriminação. “Elas sofrem por serem mulheres e por serem negras. As mulheres em geral sempre devem mostrar um grande conhecimento para serem aceitas em uma sociedade machista. E quando se cuida de mulheres negras, a situação se agrava, pela discriminação racial sofrida”.
Imprimir