Imprimir

Notícias / Política de Classe

Terceira Câmara Criminal tranca ação penal contra gerente de Filadelfo por tentativa de homicídio

Da Redação - Jardel P. Arruda

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso trancou, por unanimidade, a ação penal contra Marcelo Massaru Takahashi, na qual ele era acusado de ter arquitetado a tentativa de assassinato do empresário do ramo de mineração Valdinei Mauro de Souza, em agosto de 2012. Marcelo era gerente do Grupo Dias, propriedade do também empresário da mineiração Filadelfo dos Reis Dias, suposto mandante do crime.

Leia mais: Desembargador nega recurso e busca e apreensão colhida contra Filadelfo continua sem validade

O relator do caso, desembargador Luis Ferreira da Silva, acatou o argumento da defesa, que pediu o trancamento do processo após conseguir anular as buscas e apreensões, além da convocação das testemunhas do Ministério Público, e alegar a ausência de provas nas cinco mil horas de gravações de conversas entre Marcelo e Filadelfo.

O voto foi seguido pelo desembargador Gilberto Giraldeli e pelo juiz convocado Onivaldo Budny. A ação penal já estava suspensa desde maio de 2013, a partir de quando a defesa de Marcelo Takahashi conseguiu mais de um habeas corpus. Contra Filadelfo, o caso ainda segue no Superior Tribunal de Justiça.

Para o Ministério Público, Marcelo havia ajudado Filadelfo a tramar o assassinato de Valdinei devido desentendimentos nos negócios de mineração. Na ocasião do atentado, a vítima saia de um de seus sítios de mineração e teve seu carro alvejado por bandidos que usavam armas pesadas. Junto dele estava Wanderley Fachetti Torres, dono da construtora Trimec, os quais sobreviveram graças ao fato de estarem em um carro blindado.
Imprimir