Imprimir

Notícias / Geral

Liminar obtida pelo MPE estabelece idade mínima para entrada em baile funk

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Rondonópolis (215 Km de Cuiabá), obteve liminar que estabeleceu a idade mínima de 18 anos para participação no show do grupo musical “bonde das maravilhas” que ocorreu no último domingo, no município. Conforme os autos, a decisão visou a proteção dos menores.

Leia mais:
Maurício Aude considera eleição direta para presidência da OAB como um passo rumo à democracia

Segundo o promotor de Justiça Ari Madeira Costa, responsável pela ação, a participação de adolescentes em shows de funk ofende os dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele ressalta ainda que “a menoridade civil da maioria das integrantes do grupo, as músicas que fazem apologia ao sexo e à violência e as danças com forte apelo sensual afrontam os princípios da proteção e prevenção da criança e do adolescente enquanto sujeito peculiar de pessoa em desenvolvimento”.

Consta na liminar, que decisão semelhante já foi proferida em outros Estados da Federação. Segundo o promotor, as letras das músicas do referido show confrontam a doutrina da proteção integral de crianças e adolescentes, sendo absolutamente desaconselhável a presença de pessoas menores de 18 anos no evento, seja como artista ou espectador.

“O uso de expressões chulas, de conteúdo sexual, de forma a banalizar a sexualidade adolescente devem ser observadas para a classificação indicativa, já que produtor ou responsável pelas diversões públicas deverá indicar os limites de idade a que não se recomendem, seguindo os parâmetros estabelecidos no Manual de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça”, constatou o promotor.

O controle de acesso e permanência de adolescentes no local ficou a cargo dos agentes de fiscalização da Vara da Infância e da Juventude de Rondonópolis.


Imprimir