Imprimir

Notícias / Geral

Membros do TJMT, MP e PGE ministram palestra aos novos Defensores

Da Redação - Jardel P. Arruda

Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Procuradoria-Geral do Estado ministraram três palestras, na manhã da última quarta-feira (05) aos novos defensores públicos do Estado, a fim de familiarizar os profissionais com as demais Instituições do Estado.

Leia mais:
OAB divulga locais de prova da 1ª fase do XV Exame; confira

Os novos defensores assumiram o cargo na sexta-feira (31), pouco antes de expirar o prazo final para a convocação dos aprovados no concurso de 2010. As palestras foram coordenadas pelo Secretário-Geral da Defensoria, Cid Borges, e pelo Defensor Público Fernando Antunes Soubhia, integrantes da comissão organizadora do curso.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defensoria, o primeiro a falar foi o segundo vice-presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), Rodrigo Roberto Curvo. Ele expôs, por cerca de uma hora, a estrutura do Poder Judiciário do Estado.

Conforme o magistrado, o curso de capacitação promovido pela Defensoria Pública é essencial para os novos profissionais. “Ao contrário do passado, os aprovados no último concurso terão uma visão global do que irão enfrentar. Para o Judiciário também facilita, sobretudo pelo fato dos mesmos já iniciarem a atuação com uma noção de todo o processo”.

Já o promotor e presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Miguel Slhessarenko, ressaltou a importância dessa formação inicial e maturidade profissional de cada defensor público no que diz respeito ao relacionamento entre as Instituições.

“O respeito entre as Instituições é muito importante para que toda a população ganhe com nossa atuação. A Defensoria Pública e o Ministério Público, por exemplo, possuem parcerias exitosas envolvendo áreas da cidadania, como defesa da saúde, educação, pessoa com deficiência e consumidor”, pontuou Slhessarenko.

Representando a Procuradoria-Geral do Estado, a procuradora e presidente da Associação dos Procuradores de Mato Grosso (Apromat), Glaucia Amaral, ponderou que todo profissional se prepara para a realidade do órgão que vai integrar, mas também é de extrema importância ser apresentado a outros órgãos, especialmente para saber como agir no momento de se relacionar.

“Esse curso de formação é fundamental para quem está ingressando na carreira se ambientar à rotina das demais Instituições, que têm o objetivo em comum de cumprir a lei e fazer valer o direito do cidadão”, explicou. A procuradora fez uma explanação sobre a Procuradoria do Estado e a Advocacia Pública, bem como falou do relacionamento com Defensores.
Imprimir