Imprimir

Notícias / Geral

Estado de Mato Grosso está na lista dos 100 maiores litigantes do país

Da Redação - Jardel P. Arruda

O Governo do Estado de Mato Grosso aparece na 54ª posição da lista consolidada dos 100 maiores litigantes do Brasil de 2012, divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa é a lista mais atual dos maiores responsáveis por processos na primeira instância e juizados especiais, nas esferas Estadual, Federal e Trabalhista.

Leia mais:
MPF tem um mês para decidir se recorre contra absolvição de Blairo Maggi

A pesquisa 100 Maiores Litigantes – 2012 dá sequência à lista divulgada pelo CNJ pela primeira vez no ano passado. Na época, a relação referia-se ao estoque de processos judiciais envolvendo essas empresas no ano de 2010. Nesta segunda edição, o estudo analisa somente as ações novas, ingressadas no Poder Judiciário entre janeiro e outubro do ano passado.

O Estado de Mato Grosso acumula 0,11% das ações de todo o Brasil nas três esferas. Na Justiça Estadual o Governo acumula 0,14% de todos os processos e fica na 50ª posição dos maiores litigantes. Apesar de ser menos de 1% do total, a quantia coloca o Governo como um dos maiores envolvidos em processos do Brasil.

Na liderança dentre os Governos Estaduais está Rio Grande do Sul, quinto colocado consolidado, envolvido em 1,17% de todos os processos. Isolada em primeiro lugar no geral está o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que acumula 4,38% de todos os processos do país. Já o município com maior número consolidado de processos é Manaus, com 1,32%, terceiro colocado consolidado.

O setor público foi o que mais figurou na Justiça Federal, na do Trabalho e na dos estados, com 12,14% do total de casos novos registrados nesses três ramos, entre janeiro e outubro de 2011. Depois, encontram-se os bancos (10,88%), o setor público municipal (6,88%), o setor público estadual (3,75%), a telefonia (1,84%), o comércio (0,81%), a área de seguros/previdência (0,74%), a indústria (0,63%), os serviços (0,53%) e os conselhos profissionais (0,32%).

A segunda edição dos 100 Maiores Litigantes também traz a relação das organizações com mais processos por ramo do Judiciário. No âmbito estadual, a pesquisa mostra que os bancos e o setor público (municipal, estadual e federal) foram responsáveis por 34,4% dos processos novos que chegaram à primeira instância entre janeiro e outubro de 201. Nos Juizados Especiais, os bancos e o setor de telefonia figuram como os setores mais litigantes da Justiça Estadual, respectivamente com 14,7% e 8,3% do total de processos ingressados no período.

Confira a lista completa AQUI
Imprimir