Imprimir

Notícias / Geral

Sabo Mendes demite Prieto e aplica advertência a Gahyva

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O defensor público-geral Djalma Sabo Mendes aplicou penas de demissão ao defensor André Luiz Prieto e de advertência a Hércules da Silva Gahyva. Ambas as decisões foram publicadas no Diário Oficial de Mato Grosso no dia 30 de dezembro.

Leia mais:
Taques afirma que Justiça considera lei que divide Fethab inconstitucional


Conforme o processo, Gahyva teria agido com “conduta repreensível” na vida pública, não desempenhando com “zelo” a prestação dos seus serviços como defensor público de segunda instância. “Dr. H. S.G. teve conduta repreensível na vida pública, bem como não desempenhou com zelo e presteza os serviços a seu cargo, ao descumprir o regramento legal atinente à gestão da coisa pública”.

Já a Penalidade imposta a Prieto teria sido ocasionada por utilização “indevida” de valores sob sua responsabilidade, lesionando, assim, os cofres públicos, abusando e desviando seu poder como defensor de segunda instância.

Prieto havia sido demitido no dia 30 de junho de 2014, porém, o ato foi suspenso por determinação do magistrado Marcio Guedes. A publicação do dia 30 de dezembro reverteu a decisão liminar que inocentava o defensor.

A gestão de André Luiz Prieto como defensor público foi acusada de ter criado uma divida de aproximadamente R$ 5 milhões. Quando Djalma assumiu o cargo pela primeira vez a instituição estava sem o fornecimento de água, energia elétrica e telefonia.
Imprimir