Imprimir

Notícias / Geral

Gestão Perri investe em segurança no Judiciário

Assessoria TJ/MT

 A gestão do presidente Orlando Perri termina no próximo mês e ficará marcada como uma das administrações que mais investiram em segurança no Poder Judiciário de Mato Grosso. Os avanços obtidos nos dois últimos anos não só serviram de inspiração para outros tribunais do país, como já fazem a diferença no dia a dia de quem atua e frequenta as unidades judiciárias do Estado e terão reflexos nas próximas gestões. É o que conta o responsável pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça, coronel Wilson Batista.

Uma das principais ações desenvolvidas pelo departamento é a instalação do Circuito Fechado de TV (CFTV), que contempla as 79 comarcas mato-grossenses. O sistema de monitoramento estará instalado em 100% das unidades judiciárias até fevereiro. Além disso, há também o sistema de alarme, que começará a funcionar a partir de janeiro.

Outra ação desempenhada para reforçar a segurança no Poder Judiciário é a aquisição de equipamentos de controle de acesso, como catracas, leitores biométricos e portais detectores de metal também para as comarcas de todo o Estado. O processo já está em andamento para que em breve seja iniciada a licitação.

De acordo com o coronel Batista, a coordenadoria também começou nesta gestão o procedimento para aquisição do sistema de raio-x para instalação de dois equipamentos no Fórum de Cuiabá e um no prédio do Tribunal de Justiça. “Diariamente, o fluxo de pessoas no Fórum da Capital é de 3,5 mil a 4 mil pessoas e o raio-x é mais um aparato que virá para reforçar a segurança”, ressalta.

O coordenador explica que os investimentos se deram em razão da criação do Programa Judiciário Seguro, que compreende a obtenção de equipamentos tecnológicos aliada à construção de uma cultura de segurança no âmbito do Judiciário por meio de iniciativas como o Fique Seguro. Há mais de um ano o projeto trabalha mensalmente com temas relacionados aos cuidados que se deve ter com a segurança no cotidiano, tanto para os servidores e magistrados quanto para a população que transita nas dependências do PJMT.

Capacitação

Mais uma conquista da atual administração é a criação das brigadas de incêndio em todas as comarcas. Ao todo, 215 servidos e 133 policiais militares que atuam no Judiciário foram capacitados pelo Corpo de Bombeiros Militar. “Eles contribuem para o cumprimento das medidas de segurança daquela respectiva comarca, desde observar o vencimento dos extintores como ter que saber utilizá-lo em um momento de crise”, destaca o coordenador.

Os magistrados também foram beneficiados através do I Torneiro de Tiro promovido pela Coordenadoria Militar. O evento foi realizado neste ano com o objetivo de consolidar as técnicas de utilização de armas para que juízes e desembargadores passassem a ter condições de fazer sua própria proteção em situações de ameaça e risco.

Plano de evacuação

Uma das últimas ações na administração do presidente Perri foi a elaboração do Plano de Evacuação do Palácio da Justiça, medida que busca prevenir acidentes em um momento de crise nas dependências do TJ. O documento foi confeccionado e apresentado pela Coordenadoria Militar, que utilizou a planta baixa do prédio para analisar e sugerir quais as melhores rotas a serem percorridas, quanto tempo duraria uma evacuação e qual o melhor lugar para abrigar as pessoas em caso de acidente.
Imprimir