Imprimir

Notícias / Geral

Justiça Comunitária promove curso para agentes

TJMT

 Cerca de 100 agentes comunitários de Justiça e Cidadania participarão do I Módulo de Capacitação realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso no período de 19 a 23 de janeiro, das 18h às 22h, na Escola dos Servidores. O curso começará com uma palestra da desembargadora Clarice Claudino da Silva, que falará sobre A Pacificação Social e a Justiça Comunitária.

Em seguida, a coordenadora do projeto, juíza Gleide Bispo dos Santos, ministrará palestra sobre Contextualização da Justiça Comunitária – Objetivos, Pilares de Atuação e Composição. A programação prosseguirá com a abordagem de temas primordiais para o trabalho dos agentes, como Direito de Família, Mediação de Conflitos e Infância e Juventude.

A psicóloga da Justiça Comunitária, Sônia Bernardino, explica que os agentes são mediadores entre o Judiciário e as comunidades. “Por isso, eles devem saber o mínimo sobre os direitos dos cidadãos, saber atender e mediar um conflito, além de orientar as pessoas sobre os direitos coletivos”, comenta.

Os agentes comunitários também são responsáveis por promover a cidadania, já que estarão nas comunidades identificando prioridades daqueles que vivem ali. “Eles vão trazer essas demandas para nós do Judiciário e trabalhar em rede”, reforça a psicóloga.

Dos 100 agentes comunitários que participarão da capacitação, 39 foram aprovados no último processo seletivo e começarão as atividades em fevereiro. Durante a seleção eles passaram por uma pesquisa organizacional para identificar o perfil do candidato e entrevistas.

Para atuar no ofício é preciso ter, no mínimo, 21 anos e ser morador do bairro onde o projeto funcionará. Ao longo deste ano todos passarão por 100 horas de capacitação.
Imprimir