Imprimir

Notícias / Geral

Conciliadora criminal que participa do BBB é afastada de cargo

Migalhas

 O BBB 15 mal começou e a "sister" Francieli Berwanger Medeiros, conciliadora criminal no JECRIM do Foro Regional da Restinga, em Porto Alegre/RS, já enfrenta seu primeiro paredão : foi afastada temporariamente do cargo "por desatender aos deveres de lealdade e boa-fé previstos no Código de Ética da função". A determinação foi proferida pelo desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, corregedor-geral da Justiça.

De acordo com nota divulgada no site do TJ/RS, Francieli teria utilizado de "artifício" para ter acesso a uma sala de audiências do foro e gravar participação para o Big Brother, informando que o objetivo, na verdade, seria conceder entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, cuja pauta seria "Concurseiros para Delegado de Polícia". A conciliadora deixou de noticiar seu afastamento do JECRIM, o que caracterizaria - em tese - abandono da função.

O corregedor-geral considerou graves os fatos, que tipificam infração aos deveres funcionais e agir desleal, além de haver necessidade de organização e planejamento para o cumprimento da pauta de audiências, o que inclui a distribuição de feitos entre os conciliadores.

"Convém destacar que a conciliadora Francieli Medeiros nem mesmo formalizou ao Juízo qualquer requerimento, ou mesmo informação, a respeito da sua atual impossibilidade de exercer a função mencionada"

Para a Corregedoria, a adoção de tal medida se fez necessária, pois a conduta da conciliadora violou os deveres impostos pelo Código de Ética. Ela ficará afastada de suas atividades até decisão final em procedimento administrativo instaurado pela CGJ, que poderá culminar em exclusão da função.
Imprimir