Imprimir

Notícias / Geral

Guedes é eleito coordenador-geral da Comissão Permanente de Defesa da Saúde

Da Redação - Flávia Borges

O promotor de Justiça de Mato Grosso, Alexandre Guedes, foi eleito para coordenar a Comissão Permanente de Defesa da Saúde (Copeds), que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). O promotor deve promover, proteger e defender os direitos fundamentais dos cidadãos.

Leia mais
CNMP mantém ato que concedeu licença a promotor para exercer cargo público

O GNDH é um órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) com atuação em âmbito nacional, e tem como objetivo a efetivação dos direitos humanos a partir da interlocução com a sociedade civil, da articulação entre os MPs, da promoção de convênios e de outros meios de atuação.

Além de Alexandre Guedes, também foram eleitos para compor a Copeds o procurador da República em Santa Catarina, Maurício Pessuto no cargo de vice-coordenador-geral, e a promotora de Justiça do Estado do Pará, Suely Regina Ferreira Aguiar Catete, na função de secretária. O ato nº 001/2015 publicado na última segunda-feira (23), foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, Lio Marcos Marin, presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos.

O grupo nacional é integrado por sete comissões permanentes que têm por finalidade a discussão de questões práticas e teóricas e o intercâmbio de experiências. E é composto por representantes dos Ministérios Públicos dos Estados, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Trabalho.

O grupo apresenta bienalmente ao CNPG um Plano de Atuação com metas e estratégias de atuação na proteção dos direitos humanos e a consolidação da democracia e da justiça social.
Imprimir