Imprimir

Notícias / Eleitoral

Presidente interino do PSD quer fim das coligações em eleições proporcionais

Agência Câmara

O presidente interino do PSD, Guilherme Campos, defendeu há pouco o fim das coligações nas eleições proporcionais (vereador, deputados estaduais, distritais e federais) para fortalecer os partidos. Segundo ele, durante o período eleitoral, as coligações acabam confundindo o eleitor. “[O fim delas] seria um grande passo, juntamente com a criação da federação partidária, que teria respaldo no plano nacional”, disse.

Guilherme Campos participa neste momento de audiência pública conjunta das comissões especiais da reforma política. Um colegiado analisa propostas de emenda à Constituição (PECs 344/13, 352/13 e outras) sobre o tema; o outro, projetos de natureza infraconstitucional (que não mudam a Constituição).

No debate, Campos também se posicionou contra a coincidência das eleições. Na avaliação dele, isso poderia prejudicar a política brasileira. “Além de ofuscar as eleições municipais, pode haver uma onda (mais à esquerda ou mais à direita) que poderia levar todas as esferas”, explicou.

Participação popular
A população pode participar do debate pelo portal e-Democracia, acessando as salas de bate-papo na página de eventos interativos.
Imprimir