Imprimir

Notícias / Geral

Defensoria Pública inicia cursos de formação em homenagem ao Dia do Defensor

Da Assessoria/Defensoria-MT

Em comemoração ao Dia do Defensor Público, na noite da última quinta-feira (14), a Defensoria Pública do Estado deu início aos cursos de formação que por dois dias serão ministrados aos membros efetivos da Instituição, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Em parceria com a Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos (Amdep), o primeiro deles teve por intuito debater as inovações do Código de Processo Civil (CPC).

Prestigiando o evento, o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, ressaltou a importância do momento, não apenas para aperfeiçoamento, mas também para interação entre os Defensores Públicos de várias partes do Estado. “Hoje iniciamos as comemoração do Dia do Defensor Público, celebrado em 19 de maio, e tenho certeza que todos sairão daqui muito satisfeitos”.

Na oportunidade, a presidente da Amdep, Fernanda Maria Cícero de Sá Soares, agradeceu a parceria e confiança da Defensoria Pública-Geral com a associação, ressaltou que todos estão ávidos por conhecimento e desejou uma semana produtiva a todos os Defensores Públicos.

O primeiro curso, que se encerra nesta sexta-feira (15), às 12h, é ministrado pelo Mestre em Direito Luiz Orione Neto e aborda a s inovações do novo Código de Processo Civil no que diz respeito às normas fundamentais do processo, à advocacia pública e à Defensoria Pública, aos prazos processuais, ao julgamento antecipado do mérito, extinção e organização do processo e em matéria de litisconsórcio e intervenção de terceiros.

Já no período vespertino, das 14h às 16h, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) realizará um treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI), que irá centralizar todos os atos lavrados nos cartórios do Estado.

Dia do Defensor

O Dia do Defensor Público é comemorado em 19 de maio, data em que faleceu, na França, Santo Ivo de Kermartin, doutor em Teologia, Direito, Letras e Filosofia que se notabilizou, especialmente, por dedicar toda sua erudição e cultura à defesa, nos tribunais, dos pobres, órfãos, viúvas e todos aqueles considerados desassistidos da fortuna. Além disso, oferecia seus emolumentos e honorários aos pobres, sendo incansável na busca da paz e acordo entre os litigantes. Patrono e modelo dos advogados, entregou-se à defesa dos pobres e oprimidos contra os poderosos.
Imprimir