Imprimir

Notícias / Trabalhista

Cursos ofertados pela Escola Judicial registram mais de 700 participações desde o início do ano

Da Assessoria/TRT-MT

Mais de 765 participações foram registradas nos cursos de qualificação promovidos pela Escola Judicial (Ejud) este ano. As capacitações são oferecidas a magistrados e servidores da Justiça do Trabalho mato-grossense.

Os cursos abrangem a área administrativa e judiciária. Com ênfase nas atividades administrativas do Tribunal, foram promovidos 14 cursos. Entre eles, os cursos de editor de textos, mapeamento e processo de licitação, processo administrativo disciplinar e curso de língua portuguesa aplicada, que foi disponibilizado em três turmas, com cerca de 30 participantes em cada uma delas.

Outras 12 capacitações abarcaram a área judiciária. Neste rol, estão inclusas as qualificações para a função de secretário de audiência, técnicas de conciliação, atualização de cálculo, elaboração de minutas de sentenças entre outros.

Só neste mês de maio foram realizados cursos de atualização de cálculos, língua portuguesa e a capacitação para uso da ferramenta Wiki no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). Desenvolvida de forma semelhante ao site Wikipédia, o Wiki trata-se um portal colaborativo na internet que reúne todas as informações sobre como operar o PJe.

No mesmo período, vários outros cursos tiveram suas inscrições abertas, a exemplo do curso de processo em execução, voltado aos oficiais de justiça. Uma outra capacitação será desenvolvida para formação dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) que atuarão no biênio 2015/2016.

De acordo com a Ejud, as qualificações normalmente são disponibilizadas em mais de uma turma, o que amplia as possibilidades de participação nos cursos para as pessoas lotadas nas varas do interior. A videoconferência também tem aumentado o número de participantes nas capacitações. Alguns cursos já estão sendo ministrados totalmente na modalidade a distância. Este recurso possibilita grande adesão de magistrados e servidores, além de reduzir custos para sua realização.

Os investimentos em qualificação não se limitam apenas aos cursos realizados dentro do Tribunal. Este ano, cerca de 80 pessoas participaram de capacitações em órgãos do judiciário, executivo e instituições de ensino de Mato Grosso ou de outros estados do país.

Levantamento de necessidades

Os cursos da Ejud são ministrados de acordo com o Plano Anual de Qualificação ( PIQ), cuja elaboração envolve o programa de formação inicial da Justiça do Trabalho mato-grossense, cursos de reciclagem e pesquisa de opinião interna.

Até o final do ano devem ser disponibilizadas 4.185 vagas de cursos, distribuídas em 66 qualificações. As capacitações contemplam diferentes áreas do Tribunal.
Imprimir