Imprimir

Notícias / Trabalhista

Troca de experiências marcam o 1º Encontro de Assessores do Judiciário

Da Assessoria/TRT-MT

Presidente do TRT e demais desembargadores durante a abertura do I Encontro de Assessores do Judiciário
Foi realizado ontem o I Encontro de Assessores do Judiciário mato-grossense. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT de Mato Grosso e serviu como uma oportunidade para troca de experiências e práticas adotadas pelos profissionais da imprensa da Justiça Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público do Trabalho e Ordem dos Advogados do Brasil - Seção MT.

Na abertura da reunião, o presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Edson Bueno, destacou que “a comunicação é uma ferramenta de importância singular na sociedade e os assessores de imprensa são responsáveis em comunicar o que a instituição faz, tendo por isso, um papel importante no presente e no futuro das organizações”.

Na sequência, cada assessor apresentou um pouco sobre o trabalho desenvolvido em seu órgão de atuação. O MPT, por exemplo, fez uma breve explanação sobre o PRT 23, informativo interno cujo foco é voltado para apresentação de histórias e curiosidades na intranet da Procuradoria. A Justiça Federal relatou como lida com as dificuldades do dia a dia, driblando a falta de servidores da área, mesmo diante das inúmeras solicitações que chegam ao setor da comunicação.

A OAB contou sobre a ideia da criação de grupos de trabalho via WhatsApp para conseguir obter informações acerca das dezenas de comissões e subseções da unidade. Já a equipe do TJ apresentou parte de suas estratégias para alimentar o acesso à intranet e o desenvolvimento dos programas de rádio e TV do Tribunal.

A coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal apresentou o funcionamento do TRT Notícias, informativo interno publicado diariamente, e os desafios para aumento no número de acessos e compartilhamentos nas redes sociais, em especial o Facebook que saltou de dois mil para quatro mil fãs como resultado do trabalho desenvolvido nos últimos meses.

Grupo de trabalho

Originalmente, o Encontro de Assessores pretendia reunir os profissionais e debater problemas e possíveis soluções em comum. Contudo, a iniciativa foi além e do encontro saiu em um grupo de trabalho disposto a compartilhar situações cotidianas, estrutura física e traçar alternativas para aumento da visibilidade junto aos públicos interno e externo.

Com este intuito novos encontros deverão ocorrer ao longo do ano. O próximo já está marcado para julho deste ano e deverá abarcar mais profissionais que lidam com as demandas diárias de comunicação, como as assessorias do Tribunal Regional Eleitoral, do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.

Além do presidente do TRT, desembargador Edson Bueno, a abertura do I Encontro de Assessores do Judiciário contou com a presença da vice-presidente do Tribunal, Beatriz Theodoro, do diretor da Ejud, desembargador Tarcísio Valente, da desembargadora Eliney Veloso e do presidente da Amatra23, juiz Aguinaldo Locatelli.
Imprimir